Tuíte de Donald Trump destaca a importância do Bitcoin como investimento de proteção contra crises

Não foi dessa vez que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump falou bem do Bitcoin em sua bem movimentada conta do Twitter. Porém, uma mensagem postada por ele traz alguns alertas para a importância do criptoativo.

Em um tuíte publicado nesta quarta-feira, o3 de julho, Trump propôs que os EUA manipulem o valor do euro e do yuan chinês provocando uma queda no valor do dólar.

“A China e a Europa jogam muito e manipulam dinheiro em seu sistema para competir com os EUA. Devemos COMBINAR, ou continuaremos a ser os manequins que se sentam e olham educadamente enquanto outros países continuam a jogar seus jogos – como eles têm feito há muitos anos!”, afirmou Trump.

Em outras palavras, o presidente dos EUA sugeriu que o país deve iniciar uma espécie de “guerra monetária” para impedir a apreciação do dólar perante o euro e o yuan. Com isso, o banco central norte-americano (Fed) pode ser “estimulado” a realizar novas rodadas de impressão de dinheiro, com o objetivo de reduzir o valor do dólar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O novo ataque vem apesar do fato de que a administração Trump formalmente parou de acusar a China de desvalorizar sua moeda para obter vantagens comerciais injustas contra os EUA.

Significado para os criptoativos

A mensagem de Trump repercutiu na comunidade de criptoativos. Quem leu foi rápido em observar que, à luz dessa política monetária de “corrida para a impressão” do dólar, o tuíte do presidente equivale praticamente à uma “ordem direta para comprar Bitcoin” e, assim, se proteger dos efeitos de um dólar potencialmente desvalorizado.

No dia anterior, Judy Shelton, nomeada para o conselho do Fed por Trump, afirmou que “se esforçaria para apoiar a agenda econômica pró-crescimento dos EUA com a política monetária apropriada”.

Existem várias formas que o governo pode utilizar para reduzir o valor da moeda. Uma das principais é a manipulação da taxa de juros: mais dinheiro no mercado significa mais liquidez disponível, o que abaixa as taxas de juros dos investimentos considerados mais “seguros” pelo mercado (como títulos do governo).

Com as taxas mais baixas, os investidores são obrigados a buscarem ativos de maior rentabilidade, mas que apresentam um risco maior. Nisso, o mercado de ações e os criptoativos são os mais beneficiados. A alta histórica dos principais índices de ações dos Estados Unidos (como o Dow Jones e o S&P 500) e a forte alta do Bitcoin em 2019 tiveram uma grande influência do fato que o Fed não seguiu com o aumento de juros que foi iniciado na segunda metade de 2018.

Sem o aumento dos juros, os investimentos de alto risco mantiveram sua atratividade – e, consequentemente, seguem quebrando altas históricas.

Repercussão no mercado

Embora o tuíte (ainda) não represente uma diretriz oficial de seu governo, repercussão da mensagem de Trump no mercado foi imediata.

Em uma mensagem publicada no mesmo dia da de Trump, o analista da eToro Mati Greenspan afirmou acreditar que a influência das tendências macroeconômicas sobre o Bitcoin já é uma realidade

“Meu entendimento é que a política dos bancos centrais é o principal fator de impulsão na alta de todos os mercados, incluindo os criptoativos.”

A provocação do presidente também chegou na Europa. Um especialista em estratégia de câmbio dizendo ao portal CNBC que teme que o governo Trump possa aplicar “tarifas compensatórias” no setor automotivo da União Europeia, justificando-as como uma resposta ao que o Departamento de Comércio considera como a “depreciação artificial da moeda feita por certos países”.

Outros estrategistas especializados em moedas observaram o momento inesperado e inoportuno do renovado ataque à política cambial da China. Segundo eles, o yuan aparentemente não sofreu nenhuma manipulação pelo governo chinês nos últimos dois anos.

Com os políticos desvalorizando suas moedas nacionais fiduciárias para ganhar vantagem no comércio com os demais países, o argumento para os criptoativos como um ativo de refúgio seguro parece mais robusto do que nunca. Num cenário de expansão monetária em praticamente todos os países, o Bitcoin mostra-se como a única moeda imune a pressões políticas. Com seus fundamentos cada vez mais sólidos e resistentes ao teste do tempo, ele segue como a melhor opção de investimento do ano.

Tal otimismo com o Bitcoin levou o cofundador do Morgan Creek Digital Assets Anthony “Pomp” Pompliano a afirmar que o Bitcoin atingiria US$100.000 até o final de 2021. Pompliano citou o atual clima de instabilidade global como um grande fator determinante – e a declaração de Trump coloca a previsão mais próxima de se concretizar.

Leia também: Congressistas dos EUA pedem apoio a assessor econômico de Donald Trump para fórum sobre blockchain

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.