Categorias Notícias

Transações misteriosas na Kraken intrigam mercado

A exchange Kraken recebeu um grande volume de entrada de USDT em suas carteiras na terça-feira (11), de acordo com dados do site Lookonchain. O valor total corresponde a aproximadamente US$ 34 milhões, ou cerca de R$ 160 milhões na cotação atual.

Essas transações vieram de dois endereços diferentes, mas ninguém sabe quem são os donos dessas carteiras. A suspeita principal é de que os endereços pertençam a uma só entidade desconhecida. Especula-se que esses endereços pertençam a investidores institucionais não declarados, mas até agora não há pistas da identidade dessas pessoas.

Aquisição de USDT via Swap de USDC

Os dois endereços começam com 0x6A55… e 0x57B4… e parecem ser controlados pela mesma entidade. Nesse sentido, os dados do Lookonchain mostram que os endereços exibem padrões de transações e saldos semelhantes, o que reforça esta hipótese.

Além disso, a forma como eles conseguiram essa quantidade de USDT é bastante interessante. De acordo com análises, os endereços fizeram um swap de USDC, que é a stablecoin da Circle, em troca de USDT. Um swap é uma troca de criptomoedas que possuem blockchains diferentes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os relatórios da Lookonchain apontam que esses endereços receberam USDC de um endereço associado à criação e resgate da stablecoin. Para diversificar ainda mais as suas participações, utilizaram a Uniswap para fazer o swap, conseguindo realizar a troca de uma forma vantajosa.

Após esta transação, as carteiras transferiram as USDT para a Kraken em dois lotes separados. A primeira transação foi de 16,9 milhões de USDT, ao passo que o segundo lote movimentou 17 milhões de USDT. Só que as carteiras ainda não fizeram nenhuma operação significativa dentro da Kraken.

O que são essas transações?

Esta operação se destacou por dois motivos. Em primeiro lugar, tratam-se de movimentações que envolvem um valor considerável. Além disso, a transação via swap é algo peculiar, sobretudo para valores tão elevados. Então, muitos se perguntaram quem fez essas movimentações e qual o objetivo.

Conforme dito no início do texto, a entidade (ou entidades) que controla ambos os endereços pode ser um investidor ou institucional significativo que procura utilizar os serviços da Kraken, tais como negociação de margem, negociação de futuros ou recompensas de staking. Lembrando que a Kraken cancelou seus serviços de staking nos Estados Unidos.

Por outro lado, as carteiras podem pertencer a uma baleia com o objetivo de manipular o mercado criando artificialmente demanda ou oferta de USDT ou outras criptomoedas na Kraken. Há também o risco da operação envolver atividades ilícitas como lavagem de dinheiro, evasão fiscal ou fraude, e o investidor pretender usar a Kraken como meio de ocultar ou transferir seus fundos.

Possíveis impactos

A transferência de quase 34 milhões de USDT para Kraken tem o potencial de impactar enormemente a exchange e o mercado como um todo. Dependendo das intenções e ações da entidade por trás dos dois endereços, esta transferência poderá ter vários efeitos significativos.

Um deles seria aumentar a liquidez e o volume de negociação na Kraken, aumentando, em última análise, a sua reputação e receitas. Mas a operação também pode influenciar o preço e a estabilidade da USDT.

E se o investidor misterioso decidir usar o dinheiro para adquirir criptomoedas disponíveis na Kraken, elas também podem ser afetadas. Isto, por sua vez, cria oportunidades ou riscos para comerciantes e investidores envolvidos em arbitragem.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.