Categorias Notícias

Trader indiano comete suicídio após ser cobrado de retorno sobre investimentos em Bitcoin

O trader indiano Bharat Patel cometeu suicídio há cerca de 10 dias por ter “errado” em seus investimento com Bitcoin e criptomoedas. Segundo o jornal Ahmedabad Mirror, Patel teria realizado, em 2018, uma captação de recursos com dois irmãos policiais, alegando que realizaria investimentos em BTC. Na época, segundo a reportagem, os polícias teriam entregado a Patel dinheiro suficiente para comprar 5 BTCs, no momento em que a criptomoeda estava sendo cotada acima de US$15 mil.

No entanto, com o decorrer do tempo, o Bitcoin foi vendo seu valor “derreter”, com o mercado entrando em um novo ciclo de baixa, desta forma, os irmãos policiais Chirag Savani e Harnish Savani viram seus recursos minguarem com a desvalorização do criptoativo e passaram a pressionar o trader para compensá-los em relação às suas perdas e exigiram mais de 11 BTC (que seria o equivalente agora ao valor investido inicialmente). A pressão chegou a tal ponto que Patel, não aguentando mais as cobranças, se enforcou.

“O DySP [Superintendente Adjunto da Polícia] veio à minha casa para investir em cinco Bitcoins. Depois de incorrer em uma perda devido à queda de seu valor, Chirag e seu irmão estavam exigindo 11.575 Bitcoins. Estou perturbado devido à recuperação que eles estão reivindicando. Minha vida não vale a pena. Eu fui forçado a cometer suicídio. Os dois irmãos são responsáveis ​​pelo meu ato”, disse Patel em uma carta deixada antes de cometer o ato.

Segundo a reportagem, Usha, esposa de Patel, disse que o trader ainda tentou convencer os dois irmãos a aceitarem o pagamento do dinheiro investido em parcelas, sendo esta proposta recusada pelos policiais, que ameaçaram sua família. “O DySP ameaçou que se não recebesse o montante investido, viria à nossa casa e não sairia até que recebesse tudo”, disse, destacando que agora, tanto Usha quanto a filha do casal têm medo de entregar as provas da relação entre o trader e os policiais e que elas sejam destruídas.

A policia de Ranip, onde Patel morava, registou o caso como morte acidental e recebeu a denúncia contra os policiais, fez questão de destacar que o caso trata-se de um suicídio, mas que investigará a relação dos policiais sobre o acontecido.
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.