Mercado

Tokens de layer 2 da Ethereum subiram dois dígitos, crescimento ou mercado subindo no geral?

Existem projetos Ethereum de camada 2 com tokens tendo altas significativas. O lançamento da atualização Shanghai, permitindo a retirada do Ether em stake, está previsto para março. Volatilidade baixa nas últimas semanas; fatores como a próxima atualização e reação de investidores aumentaram os preços dos tokens de camada 2.

Projetos Ethereum tiveram ganhos de dois dígitos, como o Loopring (LRC +18%). Optimism (OP +25%), uma chain de rollup com suporte para EVM e transações diárias recorde (700k). Além disso, a rival Arbitrum tem transações diárias variando entre 200k-400k. Por fim, o Token da Lido DAO também teve crescimento.

Immutable X, uma solução de escalonamento de camada 2 projetada para NFTs, tem um crescimento de 80% desde o início do ano e 65% na última semana. Valorizando-se para US$ 6,5 bilhões, está buscando aumentar a escalabilidade e a taxa de transferência de transações.

O que é uma Camada 1?

Uma Camada 1 é o que tradicionalmente conhecemos como uma “blockchain”, uma rede de computadores que chega a um consenso sobre alguma forma de informação de maneira descentralizada e sem confiança. Alguns exemplos de Camada 1 são bitcoins e Ethereum. Todas essas plataformas possuem um token nativo (BTC e ETH respectivamente) que pode ser transferido entre usuários. Camadas 1 são normalmente consideradas públicas e sem permissão, o que significa que qualquer computador pode entrar ou sair da rede como um nó ou minerador sem restrições.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Às vezes, no entanto, a demanda pode exceder os limites superiores que uma Camada 1 tradicional, como Bitcoin ou Ethereum, pode suportar. Quando isso acontece, as guerras de ofertas podem começar a incluir transações no blockchain, levando a altas taxas de transação.

O que é uma Camada 2?

O caminho principal para alcançar escalabilidade na Camada 1 é usando Camada 2 ou canais fora da blockchain. Dessa forma, estas soluções criam um registro diferente, geralmente mantido em particular, onde cada transação não é computada na Camada 1. Essas Camadas 2, ou canais laterais, podem processar grandes volumes de transações, pois não têm as mesmas restrições de tamanho de bloco da Camada 1.

Por fim, a rede Ethereum tem várias soluções Layer 2, como Optimistic Rollups, ZK Rollups, Validium e Plasma, e tem 15 Layer 2s com mais de US$1 milhão em TVL. Apesar do avanço tecnológico, o grande número de Camadas 2 cria desafios de ineficiência entre os usuários. Layer 2s são a solução ideal para escalar, mas novas Camadas 1, tentam acomodar mais volume de transações na própria Camada 1.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.