Notícias

Times brasileiros de futebol se juntam para discutir sobre criação de criptomoeda

Conforme uma publicação do portal O Globo feita no dia 22 de janeiro, times brasileiros de futebol das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro estão se reunindo para discutir modelos de negócio para aumentar as receitas dos clubes. Dentre os assuntos levantados, foi cogitada a criação de uma criptomoeda da Aliança Brasileira de Clubes de Futebol.

O grupo de clubes, que inclui nomes como São Paulo, Santos, Internacional, Grêmio e Botafogo, se reuniu na sede do Corinthians nesta quinta-feira, 23 de janeiro, para tratar dos tópicos levantados preliminarmente.

O plano dos clubes

De acordo com a reportagem, o plano dos clubes é vender os direitos de transmissão de campeonatos nacionais para emissores internacionais, a fim de expandir os meios de captação de renda. A venda de conteúdos por streaming, que são as plataformas que transmitem eventos ao vivo (como a Twitch), também não foi descartada pelos clubes.

Nada muito concreto foi relevado pela matéria publicada, até mesmo porque o resultado do diálogo dos clubes ainda está para ser divulgado. De qualquer forma, apenas a hipótese de uma criptomoeda envolvendo a Aliança Brasileira de Clubes de Futebol já é algo grande, especialmente no Brasil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Futebol no Brasil e criptomoedas

Em novembro de 2019, a fintech Alterbank anunciou patrocínio ao Volta Redonda Futebol Clube (também conhecido como Voltaço), time de futebol do interior do Rio de Janeiro. A Alterbank possui suporte para carteiras digitais de criptomoedas.

O Corinthians, que sediará a conversa com outros clubes da Aliança Brasileira de Clubes de Futebol, conversou no fim de 2019 com a empresa responsável pela emissão de tokens da Juventus. Em março de 2019, o time paulista anunciou o lançamento de sua criptomoeda, a Timãocoin. Em parceria com a empresa Footcoin, a Timãocoin dá aos sócios clube acesso a um mercado especial, além de vantagens para comprar passagens em companhias aéreas, restaurantes e lojas de produtos temáticos – dentre outras vantagens.

O Vasco da Gama, um dos maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro, juntou-se a uma iniciativa internacional chamada Sport Innovation Alliance. A iniciativa tem a mesma ideia manifestada pela Aliança Brasileira de Clubes de Futebol, qual seja gerar aos times novas formas de captar ganhos, estando aberta para a tecnologia blockchain e demais avanços tecnológicos da indústria 4.0.

Não surpreenderá caso, visando aumentar a exposição a novos modelos de negócios, os times brasileiros decidam realmente criar uma criptomoeda do grupo.

Leia também: “Mário Bitcoins”: Entenda a brincadeira da torcida do Fluminense que une futebol e criptomoedas

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.