Economia

Tether colabora com Justiça dos EUA e congela ativos de traficantes de pessoas

A Tether, emissora da stablecoin USDT, em conjunto com a OKX, anunciou nesta segunda-feira (20), que colaborou com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) em uma investigação que resultou no congelamento proativo e voluntário de aproximadamente 225 milhões de tokens USDT em carteiras externas de auto custódia.

Conforme informou a Tether em um comunicado encaminhado ao CriptoFácil, as USDT congeladas estão ligadas a uma máfia internacional de tráfico de pessoas no Sudeste Asiático, responsável por um golpe de romance global chamado de “esquartejamento de porcos”.

A investigação conjunta, conduzida com o auxílio de ferramentas da empresa de análise blockchain Chainalysis, resultou na maior apreensão de USDT na história, representando uma ação significativa no combate a atividades criminosas.

“Nossa recente colaboração com o Departamento de Justiça ressalta nossa dedicação em fomentar um ambiente seguro. Acreditamos no uso da tecnologia e de parcerias, como nossa colaboração com a OKX, para abordar proativamente atividades ilícitas e manter os mais altos padrões de integridade na indústria”, disse Paolo Ardoino, CEO da Tether.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Durante meses de esforço investigativo coordenado entre Tether, OKX e agências de aplicação da lei dos EUA, incluindo o DOJ, as autoridades foram alertadas proativamente para a localização dos fundos ilícitos ao analisar o fluxo desses recursos pela blockchain.

Segundo a Tether, essas ações culminaram em uma solicitação de congelamento por parte do Serviço Secreto dos Estados Unidos e um congelamento voluntário realizado pela Tether.

Tether age para congelar fundos ilícitos

A Tether destacou que a transparência das transações na blockchain atua como um forte impedimento às atividades ilícitas, estabelecendo um importante precedente para a indústria.

“Por meio do engajamento proativo com agências globais de aplicação da lei e nosso compromisso com a transparência, a Tether busca estabelecer um novo padrão de segurança no espaço cripto”, afirmou Ardoino.

O Diretor de Inovação da OKX, Jason Lau, destacou que a colaboração com stakeholders da indústria, incluindo agências de aplicação da lei, é um pilar fundamental da abordagem da empresa para construir confiança.

“Na OKX, continuaremos a contribuir com essas iniciativas de forma proativa”, afirmou.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.