Categorias Notícias

Tensão na Comunidade de Bitcoin na Venezuela: Exchange é Forçada a Fechar

A Surbitcoin, principal exchange de bitcoins na Venezuela, anunciou que suspendeu suas atividades na sexta passada (03 de fevereiro). A medida foi tomada após a notificação do Banesco, que estaria encerrando a conta bancária da corretora.

Na página do Facebook da Surbitcoin é possível ver a publicação que expõe a situação mencionada.  Além disso, Surbitcoin recomenda que os usuários usem a plataforma LocalBitcoins para o comércio da criptomoeda, enquanto se preparam para a retomada das atividades. De acordo com o anúncio, isso seria em cerca de duas semanas.

Os usuários tiveram 1 (um) dia para poder retirar seus Bolívares. Caso contrário, eles teriam a opção de sacar em quantidades equivalentes em bitcoin (como tem sido feito em outras ocasiões), ou aguardar a exchange voltar as suas operações normais.

Este anúncio chega num momento tenso para a comunidade do bitcoin na Venezuela, depois de uma semana que 4 Mineradores de Bitcoin são Presos na Venezuela pelo suposto crime de furto de energia, e dias depois foi desmantelado uma mineradora de bitcoins na cidade de Valência, onde foi encontrado cerca de 11 mil equipamentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Este novo evento continua a alimentar o clima de insegurança jurídica, porque muitas das atividades relacionadas com o Bitcoin e criptomoedas na Venezuela não são proibidos por lei , e para completar, as autoridades competentes não forneceram declarações mais detalhadas sobre o assunto.

Em paralelo, a Surbitcoin começou a notificar usuários de várias novas medidas que já estão sendo executadas, nas atividades do comércio de Bitcoin e Bolívares na plataforma. Essas medidas cumprem as normas legais exigidas pelo governo venezuelano em atividades relacionadas com crime organizado e tráfico de drogas.

Em específico, a Surbitcoin exige que os usuários façam uma declaração assinada , afirmando que o capital utilizado em operações de câmbio na plataforma não foram obtidos de atividades ilegais. Aqui vemos o modelo que está sendo solicitado pela exchange:

Até agora se desconhece mais detalhes sobre as razões por trás da implementação destas novas medidas de segurança. Da mesma forma, não há nenhuma informação sobre o encerramento da conta bancária no Banesco, ou como a medida afeta o relacionamento de Surbitcoin com o Banco Provincial, um dos sócios bancários da exchange.

Esse com certeza é mais um tiro no pé do governo da Venezuela. Não adianta tentar proibir uma ideia. Na verdade, isto chama ainda mais atenção da população.

Compartilhar

This website uses cookies.