Notícias

Tecnologia do Bitcoin Reforça Transparêcia e Descentralização na Internet Afirma Fundação Mozilla

Imagine sistemas bancários, redes sociais e até mesmo organizações públicas que sejam completamente autônomas, transparentes e sem propriedade individual. Ninguém pode criar uma crise hipotecária. Nenhum governo poderia encerrar um serviço.

No Internet Health Report 2017, a Fundação Mozilla aponta para uma Internet mais transparente e descentralizada, na qual a tecnologia Blockchain vai desempenhar um papel significativo.

O que faz uma Internet saudável?

Embora nós geralmente pensarmos na internet como uma rede global que é aberta e igual a todos, isso muitas vezes não é o caso. Diferentes países aplicam diferentes regras e restrições, como é o caso da China que usa o China Great Firewall  para controlar o acesso de toda  a polução com suas medidas de restrições.

Infelizmente a restrição prejudica a própria internet como uma rede global. De acordo com o Internet Health Report 2017, a internet funciona porque é aberta e distribuída, assim como Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O relatório apresentado pela Fundação Mozilla tinha como principal objetivo medir e comparar a saúde global da Internet em todo o mundo, com base em cinco marcadores diferentes que a Mozilla acredita ser os mais relevantes para determinar o bem-estar da World Wide Web. Esses marcadores são, inovação aberta, inclusão digital, descentralização, privacidade e segurança e alfabetização na Web.

Bitcoin baseia-se no conceito de computação do ‘Blockchain’… Nenhuma pessoa ou sistema detém todo o ledger de transações, e ninguém pode falsificar uma transação, porque todos na rede ajudam a validar e executar o banco de dados .

Resumindo: A propriedade é decentralizada e a segurança é reforçada.

Decentralização x Aplicações bitcoin

Tendo conhecimento de sua natureza descentralizada, a cadeia de blocos Bitcoin pode tornar-se a plataforma aberta para a criação de aplicações globalmente acessíveis, devido ao seu acesso aberto e natureza descentralizada. Simplificando, a ” internet do dinheiro” podendo ser muito mais do que apenas dinheiro para a internet.

O relatório diz:

Tecnologicamente, uma nova geração de desenvolvedores de software está sonhando com aplicativos que compõem e recompensam a descentralização. Um exemplo são redes de computadores peer-to-peer que empregam ‘Blockchains’ – as coisas que alimentam a criptografia do Bitcoin – para transações de dinheiro, bens e serviços. E talvez um dia, uma Internet que não vai necessitar de servidores Web.

Blockchain como servidores web

Um exemplo que é baseada na tecnologia do Bitcoin e não requer servidores é MaidSafe. A rede MaidSafe permite aos usuários criar e hospedar sites, armazenar dados privados e compartilhar dados públicos, através de uma rede descentralizada de computadores que compartilham os seus recursos de computação e são recompensados por isso.

Armazenamento em nuvem

Plataformas de armazenamento em nuvem tradicionais é outra área que está madura para novas implementações e melhoria. Os arquivos armazenados nessas plataformas são acessíveis há computadores que estão sujeitos a tempo de inatividade do servidor e geralmente são um alvo “honeypot“.

Por isso plataformas baseadas em Blockchain como Storj e Sia, por exemplo, permitir que os usuários possam armazenar dados em uma forma totalmente descentralizada.

Acesso Global e Inclusão Financeira

O relatório também observa que mais da metade da população mundial, ainda não tem acesso à internet. No entanto, Bitcoin e Blockchain pode levar até essas pessoas que ainda não têm acesso a aplicações móvel, para realmente fazer parte da economia global.

Na verdade, a infra-estrutura que foi construída em torno do Bitcoin pode ajudar qualquer pessoa com um dispositivo móvel, para sair de um sistema bancário  tradicional a ter acesso a serviços financeiros online de qualquer parte do mundo.

O que achou do relatório apresentado pela Fundação Mozilla? Deixe sua opinião.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.