Categorias Notícias

Tailândia pode condenar milionários de Bitcoin à pena de morte por construírem ilha sem governo

Recentemente, o CriptoFácil mostrou o projeto do casal de cripto-milionários Chad Elwartowski e Nadia Summergirl, que haviam iniciado as obras de uma série de habitações, seasteading, em águas internacionais, criando, desta forma, uma espécie de ilha sem Estado ou Governo.

Partindo da costa de Phuket, na Tailândia, o casal queria transformar suas ideias de liberdade econômica e autogestão em realidade, no entanto, isso não foi visto com bons olhos pelas autoridades tailandesas que enxergaram no projeto uma ameaça à sua soberania e apresentaram uma queixa formal contra o casal, alegando a violação do código penal da Tailândia, seção 119, que prevê, entre suas punições, a pena de morte.

“Quem quer que, qualquer ato com a intenção de fazer com que o País ou qualquer parte dele descesse sob a soberania de qualquer Estado estrangeiro, ou deteriorar a independência do Estado, será punido com morte ou prisão pelo resto da vida.”

Segundo a reportagem do Bangkok Post, um policial revelou que toda a estrutura do seasteading, mesmo estando em área de águas internacionais, será demolida pois, de acordo com as autoridades, é uma barreira para navios petroleiros com destino a Phuket. Além disso, a empresa que fez a construção também está sob investigação e pode ser punida.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em sua defesa, o casal alega que não está sob jurisdição das autoridades da Tailândia, no entanto, isso não parece estar sendo levado em consideração.
O projeto, aparentemente naufragado, do casal não é único do tipo, em maio de 2018, um projeto de seastead havia alcançado um memorando de entendimento com a Polinésia Francesa com o objetivo de criar uma ilha independente com sua própria criptomoeda.

De acordo com o South China Morning Post , quando as autoridades tailandesas chegaram ao Seastead para prendê-los, o casal já havia fugido. Agora, temendo por suas vidas, os dois estão em fuga e, de acordo com um post no Facebook, declararam, “Isto é ridículo. Nós vivemos em uma casa flutuante por algumas semanas e agora a Tailândia nos quer mortos. Nós tivemos que ir para a clandestinidade porque um contato nosso nos avisou antes que eles nos pegassem”, declarou salientando ainda que “eles [Tailândia] têm o monopólio da terra, mas eles não têm o monopólio do mar”, disse.

Leia também: Milionários de Bitcoin estão construindo ilha “sem governo” no mar tailandês

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.