Categorias Notícias

Suposto ambientalista diz que uma transação de Bitcoin emite 300 kg de CO₂ em província chinesa

Os mineradores de Bitcoin que operam na província chinesa de Sichuan, rica em hidrelétricas, estão aumentando as pegadas de carbono na área, de acordo com um suposto ambientalista.

Morz, um pseudônimo que afirma ser ambientalista e seguidor da criptomoeda Iota, afirmou nesta semana que a validação de uma transação de Bitcoin em Sichuan, província chinesa, produz 300 quilos de dióxido de carbono (CO₂). O auto-proclamado pesquisador explicou que, embora Sichuan tenha o número mais significativo de usinas hidrelétricas, as redes verdes fornecem eletricidade com a assistência adicional da rede vizinha Central China Local Grid, que “causa mais de 500g de CO₂ por Kwh”.

“Isso significa que uma transação gera uma média de cerca de 300 kg de CO₂. Esse é um terço da quantidade aceitável por ano por pessoa. Se você usa Bitcoin, não deve comer carne, dirigir um carro ou sair de férias de avião”, disse Morz.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Não tão verde

A analogia ocorre no momento em que a grande mídia invoca o Bitcoin por consumir tanta energia quanto um país. A criptomoeda, cuja rede depende de máquinas com alto poder de computação para validar e confirmar transações, requer uma média de 64,15 Twh para funcionar. Isso é mais do que o que a Suíça e a República Tcheca usam anualmente, conforme mostra o Índice de Consumo de Eletricidade do Bitcoin de Cambridge.

Alex de Vries, especialista em Bitcoin da gigante de auditoria PwC, contribui para a narrativa ainda afirmando que o Bitcoin usa mais energia por transação do que todos os bancos do mundo combinados.

Enquanto isso, algumas vozes diferem. De acordo com Jonathan Koomey, professor da Universidade de Stanford, os pesquisadores usam métricas defeituosas para determinar as pegadas de carbono do Bitcoin. O acadêmico, que descobriu estudos sobre o uso de eletricidade em equipamentos de TI e ridicularizou previsões errôneas nos anos 90, disse à CNBC que ele “não apostaria nada sobre o Bitcoin impulsionar a demanda total de eletricidade”, acrescentando:

“É uma parte minúscula de todo o uso de eletricidade do data center”.

Emissões superestimadas de carbono em Sichuan

Conforme reportado pela News BTC, uma análise mais aprofundada do relatório do MDPI, preparado por um grupo de pesquisadores verificados, mostra, no entanto, que as emissões de CO₂ na região de Sichuan podem estar superestimadas.

“As emissões de CO₂ de Hubei e Sichuan na China Central e Guizhou e Yunnan no sul da China estão superestimadas e a quantidade superestimada se expande ano a ano”, diz o documento, acrescentando:

“As responsabilidades de emissões de CO₂ tornam-se cada vez mais injustas.” A razão para isso é que o despacho interprovincial de energia elétrica na China tem uma tendência crescente ano a ano. Se medirmos as emissões interprovinciais de CO₂ com base na perspectiva da produção, as províncias de produção de eletricidade assumirão responsabilidades cada vez mais pesadas de redução de emissões de CO₂ que não estão de acordo com o consumo real.”

Leia também: Mineração de Bitcoin pode ser a mais difícil da história até o final deste ano

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.