Categorias Notícias

Suíça anuncia primeiro ETP lastreado em XRP do mundo

A Bolsa de Valores da Suíça (SIX) anunciou nesta terça-feira, 12 de março, que lançará o primeiro produto de investimento em bolsa (ETP) do mundo lastreado no token XRP, criado pela empresa de blockchain Ripple Labs.

De acordo com a Coindesk, a informação partiu de Henry Rashwan, CEO e cofundador da Amun G, empresa que já oferece diversos ETPs no mercado. Rashwan afirmou ao site de notícias que a Amun G já recebeu autorização da SIX para emitir o novo ETP.

“Podemos dizer confortavelmente que esperamos lançar o primeiro ETp de XRPdo mundo nos próximos dois meses”, afirmou Rashwan.

Além do XRP, Rashwan garantiu que a Amun também obteve autorização para emitir ETPs vinculados a mais quatro criptoativos: Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC), Stellar Lumens (XLM) e EOS.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Embora o prazo exato para lançar esses produtos ainda não esteja totalmente finalizado, pois ele depende do interesse do mercado, ele disse que a empresa planeja listar todos os ETPs elegíveis e aprovados no SIX até o final deste ano.

Ativos colateralizados

De acordo com as regras de listagem aplicadas pela SIX, como os ETPs são instrumentos de investimento passivos, sem estratégias de negociação ativas envolvidas, eles não são tratados como produtos de investimento sujeitos à aprovação ou supervisionados pelo regulador de mercado da Suíça, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira do Mercado (FINMA).

No entanto, os aspectos estruturais dos ETPs de criptoativos devem atender aos requisitos relacionados aos esforços de proteção ao investidor, com base na circular prática da SIX para listagem de derivativos.

Rashwan explicou que cada unidade dos ETPs da Amun deve ser colateralizada e apoiada por uma quantidade idêntica de criptoativos, que é verificada continuamente.

“A garantia também tem que ser mantida em um custodiante qualificado independente. O cálculo do preço é verificado várias vezes ao dia por várias partes”, disse ele.

A Amun armazena sua garantia junto ao Kingdom Trust, um custodiante de ativos tradicionais e criptoativos registrados na Securities Exchange Commission nos EUA, e planeja adicionar mais custodiantes em diferentes jurisdições, uma vez que planeja listar mais ETPs.

Anteriormente, a Amun G firmou parceria com a SIX para o lançamento de outros ETPs. Em novembro, a empresa lançou o primeiro ETP de criptoativos do mundo, cuja composição é de uma cesta formada por Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH), Ripple (XRP), Ether (ETH) e Litecoin (LTC).

Posteriormente, a empresa começou a lançar ETPs lastreados em criptoativos específicos. No início de março, foi lançado um ETP lastreado em Ether (ETH).

Leia também: Bolsa de valores da Suíça lança ETP lastreado em Ethereum

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.