Categorias Notícias

Startup controlada pela Circle obtém autorização para emitir tokens representativos de ações

A plataforma de captação de recursos SeedInvest, que foi recentemente adquirida pela Circle (empresa que também controla a exchange Poloniex), agora pode operar como um sistema de negociação alternativo (ATS) nos Estados Unidos, de acordo com a Coindesk.

Por meio de um post, a SeedInvest e a Circle informaram que a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA), organização que supervisiona corretoras e bolsas de valores nos Estados Unidos, concedeu à startup uma licença ATS, facilitando o comércio secundário de ações de empresas privadas (private equity) – embora, geralmente, estas ações não possam ser tokenizadas.

A SeedInvest oferecerá aos seus usuários a capacidade de negociar ações lançadas na plataforma de mercados primários da empresa, incluindo ações iniciais após o investimento inicial. Essas negociações terão como foco empresas que estão emitindo ações pela primeira vez.

De acordo com um comunicado de imprensa, a SeedInvest é a primeira plataforma de crowdfunding dos EUA a receber a aprovação da FINRA para operar um mercado de negociação secundário de ações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sem tokens (ainda)

Embora a SeedInvest possa facilitar a negociação secundária de patrimônio, a autorização está restrita a títulos tradicionais convertidos em tokens. A emissão de novas ações em formato de tokens ainda não é permitida.

No entanto, um porta-voz da Circle disse à CoinDesk que “este é um passo importante para a a criação futura de ativos tokenizados”. Jeremy Allaire, CEO da Circle afirmou que a empresa buscou separar os títulos quando fez seu investimento na SeedInvest, no ano passado.

“Os títulos de criptoativos vão tornar-se uma nova categoria de títulos que, em última análise, todas as empresas vão adotar, assim como toda empresa hoje em dia tem um site”, disse ele na época.

A aquisição foi finalizada em março, mas ainda não está claro quando a SeedInvest planeja adicionar títulos tokenizados à plataforma.

“A missão da Circle é capacitar pessoas e empresas para compartilhar e criar valor com mais facilidade a nível global”, afirmou a empresa, acrescentando que isso significa aumentar o número de maneiras pelas quais startups ou indivíduos podem levantar capital.

O post enfatiza que a Circle espera ajudar investidores credenciados e não-credenciados a participar de tais projetos de captação de recursos. A nova plataforma da SeedInvest é parte desta missão.

“Nos últimos dois anos, assistimos a uma explosão em experimentos em formação de capital privado e liquidez secundária, com ativos digitais acionados por blockchain se tornando uma nova categoria importante de ativos e sistemas de tecnologia para os mercados”, disse o post.

A SeedInvest e a Circle continuarão a trabalhar com reguladores para construir novos produtos e “inovar o sistema financeiro”, concluiu o post.

“Acreditamos que estamos nos estágios iniciais de uma transformação muito mais ampla dos mercados de capitais globais, e veremos mercados de capitais maduros, baseados na Internet, que proporcionam às empresas, desde os estágios de crescimento até os investimentos iniciais, mais maneiras de levantar capital.”

Leia também: CEO da Circle diz que a humanidade não pode sobreviver sem o Bitcoin no Fórum Econômico Mundial

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.