Categorias Notícias

Solana tem novo problema e atraso de até 30 minutos

O relógio dos blocos da blockchain Solana (SOL) teve um pequeno atraso na quinta-feira (26). De acordo com o painel de status da rede, o relógio atrasou 30 minutos em relação ao tempo real.

De acordo com o aviso publicado na madrugada desta sexta-feira (27), o problema não tem impacto direto no desempenho da rede. As transações, no entanto, mostrarão registros de data e hora diferentes dos horários nos relógios dos usuários.

Desta vez, a disparidade é um dos efeitos dos tempos de slot mais lentos atuais em Solana. O tempo de slot refere-se ao intervalo de tempo no qual um validador pode enviar um bloco para a rede. Quando este slot sofre distorções no tempo, a rede pode apresentar problemas na hora de distribuir as recompensas para os validadores.

Prova de história afetada

O tempo de slot ideal dos blocos da Solana é de 400 milissegundos (MS), mas esse valor quase dobrou, atingindo cerca de 746 MS, de acordo com dados do explorador de blocos da Solana.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto a Solana é uma blockchain que funciona com Prova de Participação (PoS, a rede também usa a prova de história (PoH, na sigla em inglês). Nesse sentido, o algoritmo POH cuida da cronometragem, permitindo que cada nó da rede mantenha um registro de tempo preciso. 

A Solana usa clusters, uma coleção de validadores responsáveis ​​pelo processamento de transações em sua blockchain. O PoH permite ca ronometragem descentralizada em todos os nós por meio de um cluster.

Enquanto os tempos dos slots forem menores que 400 MS, a contagem estará normal. Mas se o relógio do cluster começa a se desviar, ele perde a sincronicidade com o tempo do mundo real. Os usuários verão os horários das transações com atraso, mesmo que elas tenham sido aprovadas instantaneamente.

Redução nas recompensas

Em suma, o erro nos slots faz a Solana estar fora de sincronia com o tempo do mundo real. Mas apesar disso não atrapalhar o desempenho da blockchain, pode interferir em outros fatores. Por exemplo, pode ter algumas consequências econômicas relacionadas a recompensas.

Na rede Solana, as recompensas são medidas por épocas, que é a quantidade de ciclos de slots. Em condições normais, a rede conta com 432 mil slots em cada época, com cada época durando entre dois e três dias. Isto é, um ano inteiro comporta entre 122 e 182 épocas.

Tempos de slot mais lentos, portanto, significam menos épocas. E as recompensas de staking de Solana são pagas em cada época. Se a rede tem menos épocas, os validadores da rede passam a receber menos para exercer a atividade.

Essa redução no rendimento também é um acréscimo ao fato de que as recompensas da Solana foram bastante reduzidas desde o começo do ano. Com menos recompensas, os validadores perdem incentivos para continuar sua atividade, mas não há sinais de que a rede tenha sido afetada.

Não é a primeira vez que a Solana apresenta problemas operacionais e de desempenho. A rede sofreu interrupções em diferentes ocasiões, com problemas muito mais sérios. Na última instabilidade, ocorrida no início de maio, a rede ficou sete horas sem produzir nenhum bloco novo.

Leia também: Airdrop do LUNA 2.0 é adiado para 28 de maio

Leia também: Ronin do Axie Infinity conclui auditoria e planeja reativar operações em junho

Leia também: Criptomoedas substituem imóveis como classe de ativos favorita, diz JPMorgan

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.