Categorias Notícias

Sites que transmitem jogos de futebol podem roubar criptomoedas

Popular entre os admiradores de futebol, os sites de streaming pirata mostraram-se perigosos àqueles que investem em criptomoedas. Ao menos é o que aponta a pesquisa da Webroot, empresa de cibersegurança.

Segundo o relatório, divulgado na quarta-feira (28) no techradar, cerca de 92% dos portais ilegais de streaming podem oferecer algum risco, como invasão por meio de malware.

Entre os sites analisados, a companhia disse que encontrou golpes que visam roubos de dados bancários e criptomoedas.

Kevin Murray, executivo da Webroot, disse que “qualquer pessoa” pode cair no esquema. Contudo, sinaliza que alguns cuidados podem ser tomados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Golpes em transmissões de futebol

Ainda que algumas pessoas tenham conhecimento dos riscos que plataformas piratas promovem, a gratuidade acaba sendo um atrativo.

No relatório da Webroot, é revelado que por trás da publicidade inserida nesses sites, existem links maliciosos que contêm malwares e outros tipos de fraudes, inclusive para roubo de Bitcoin.

A pesquisa também identificou sites que tentam aplicar golpes em contas bancárias e em carteiras de criptomoedas.

Murray diz que os serviços ilegais de transmissão são desenvolvidos com o objetivo de enganar o usuário, fazendo-o clicar em conteúdos perigosos.

“O nível de sofisticação e detalhes dos golpes com Bitcoin encontrados é uma prova que estamos lidando com uma rede criminosa bem planejada”, ressaltou.

Popularização de streaming aumenta risco de golpes

De acordo com a Webroot, o aumento desses golpes está atrelado com a popularização dos serviços ilegais de transmissão.

Outra pesquisa feita pela Muso em 2020informou que, durante a pandemia, o consumo por conteúdos piratas aumentou. O aumento chegou a quase 70% em alguns países.

Como estratégia, muitas dessas plataformas reúnem diversos canais de esporte e entretenimento em um só ambiente, tornando-as mais atrativas.

Por fim, a Webroot recomenda que os usuários evitem acessar esse tipo de conteúdo. Além disso, instalar antivírus e fazer o uso de VPN podem proteger os dados dos usuários de golpes virtuais.

Leia também: Bitcoin se firmou: analista indica 8 criptomoedas para investir

Leia também: Mineradores de Ethereum acumulam mais de R$ 7 bilhões em abril

Leia também: BNY Mellon: deveríamos investir em Bitcoin em vez de ouro

Compartilhar
Juliana Nascimento

Jornalista com ascendente em áries que curte board games, livros e séries/filmes.

This website uses cookies.