Categorias Notícias

Site de seguros descentralizados oferece proteção contra desvalorização de stablecoins

O colapso da stablecoin TerraUSD (UST) e seu contágio para o token LUNA gerou uma série de prejuízos. Nesse sentido, um site chamado Insurace registrou picos na procura por seguros contra desvalorizações em stablecoins.

A ferramenta oferece seguros contra diversas perdas no mercado de criptomoedas. Além da desvalorização de stablecoins, é possível fazer seguros contra risco de custódia em exchange, falhas de contratos inteligentes e outros.

De acordo com a busca, existem cinco seguros contra a perda de paridade de stablecoins, incluindo a Binance USD (BUSD) e o Dólar Tether (USDT). Todos eles foram vendidos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Seguros de proteção contra perda de lastro de stablecoins. Fonte: Insurace.

Como funciona?

De acordo com o site, o seguro contra De-PEG fornece proteção no caso de um stablecoin se mover significativamente abaixo da sua paridade. Em troca, o seguro cobra uma pequena taxa de cobertura.

Esta taxa é cobrada diariamente, mas o site possui um modelo de transparência que calcula os valores anuais. Os custos variam de 2% a 5% ao ano, de acordo com o nível de risco da stablecoin.

Para contratar o seguro, o usuário deve escolher a cobertura e qual rede deseja cobrir. Em seguida ele deve conectar a carteira (MetaMask é aceita) e assinar o contrato. Tudo é feito de forma descentralizada, sem a necessidade de intermediários.

A capacidade de pagamento do site é registrada em Ether (ETH) e na stablecoin USDC. Conforme os dados atuais, o site tem uma capacidade total de 30.547 ETH, dos quais 14.761 ja foram pagos em seguros. Em USDC a capacidade é de cerca de 62 milhões, dos quais 30 milhões já foram pagos.

Por outro lado, a cobertura do seguro varia de acordo com cada contrato. No contrato da USDT, por exemplo, a proteção é acionada caso a stablecoin caia abaixo de US $ 0,92 durante um período de tempo.

Isto é calculado com base em um preço médio ponderado por 10 dias (TWAP, na sigla em inglês) usando dados de mercado do CoinGecko.

No entanto, o seguro não cobre perdas oriundas de ataques phishing, violações de segurança privadas, malware ou erros nas transações. A cobertura é restrita ao caso da stablecoin perder a paridade com o dólar.

Seguro contra custódia

Outro tipo de seguro disponível na Insurace é a proteção contra riscos de custódia. Estes seguros são voltados para quem deixa criptomoedas guardadas nas exchanges. Sua cobertura atinge casos como perdas de fundos por causa de crimes, suspensão de saques por mais de 90 dias, entre outros.

Nestes casos, o seguro restitui os fundos cobertos pelo seguro. O usuário pode escolher o valor que deseja cobrir e contratar o seguro. As taxas variam entre 5% e 10,5% ao ano, mas é possível contratar períodos menores pagando uma taxa proporcional.

Seguros contra riscos de custódia. Fonte: Insurace.

A cobertura entra em vigor dez minutos após o registro de data e hora do bloco no qual o seguro é contratado. O tempo de expiração também será revisado de acordo, para eliminar a diferença de tempo entre o blockchain e o custodiante.

Leia também: Preço do Shiba Inu cairá para US$ 0,00001, aponta analista

Leia também: Terra (LUNA): Plano B’ de Do Kwon que inclui fork e fim de UST é rejeitado

Leia também: Presidente de El Salvador se encontra com 44 líderes de bancos centrais nesta terça-feira

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.