Categorias Notícias

Seu carro na blockchain. Volkswagen cria patente para utilizar blockchain em veículos

O Gol é o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, com mais de 6 milhões de unidades vendidas desde sua primeira versão produzida na década de 80 (superando inclusive o Fusca, um veículo da própria Volkswagen) e agora, o clássico da empresa alemã poderá ser equipado com a tecnologia blockchain, afinal o grupo Volkswagen, que é composto pelas marcas Volkswagen, Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Skoda e Scania, protocolou um pedido de patente que utiliza uma rede blockchain para diversas aplicações de comunicação maquina-à-maquina.

De acordo com o pedido da Volkswagen, a aplicação permitiria que veículos, autônomos ou não, se comuniquem entre si por meio de uma rede baseada em blockchain destinada a aumentar a segurança nas estradas, avisando sobre veículos próximos e alertando o motorista sobre possíveis colisões. O sistema, como informa a agência de notícis CCN, poderia potencialmente ser usado para negociar ações como a fusão de faixas, ultrapassagens e várias outras atividades de alto risco na estrada.

“As manobras cooperativas podem ser realizadas de várias maneiras. Uma maneira eficiente é que dois veículos negociem um contrato. Uma vez que este contrato esteja completo, as manobras do contrato negociado são realizadas. Caso haja necessidade de uma mudança de planos, essa mudança também precisa ser acordada”, diz um trecho da patente.

O cerne da patente é o conceito de troca de mensagens entre veículos que são criptograficamente assinadas e servem para criar uma rede de carros próximos, a fim evitar colisões e trabalhar com o fluxo de tráfego. A patente explica que as mensagens são primeiramente trocadas entre um veículo e outro, com cada mensagem contendo um hash. Se o contrato resultante tiver que ser alterado, uma mensagem adicional será adicionada e o processo continuará.

Esta não é primeira investida da Volkswagen em DLT e criptomoedas. Como mostrou o Criptomoedas Fácil, no mês passado, durante a Cebit 18, a empresa apresentou a aplicação “Update Over the Air”, que utiliza a rede Tangle da IOTA para permitir que carros recebam atualizações de software de forma segura e rápida. Segundo a Volkswagem, a aplicação é parte integrante de um conjunto de sistemas chamado “Connected Car” que pretende integrar os veículos na indústria IoT e permitir o desenvolvimento da nova economia m2m, tal aplicação deve estar disponível já no próximo ano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.