Categorias Notícias

Serviço especializado em mineração de Monero anuncia encerramento de suas atividades

O Coinhive, conhecido serviço de mineração da criptomoeda Monero (XRM), está prestes a fechar devido ao declínio de seus lucros. Segundo o portal Unhashed, a mineração da criptomoeda estaria perdendo a sua viabilidade financeira.

A principal característica do Coinhive era o fato de que o serviço poderia ser incorporado em uma página da web, onde seria silenciosamente executado em segundo plano. Essa versatilidade tornou o Coinhive popular e notório – para o bem e para o mal.

Aplicações legítimas

A facilidade de mineração tornava o Coinhive um sistema bastante controverso. Diversos malwares se aproveitavam do sistema para utilizar computadores de terceiros e minerar XRM sem a autorização dos donos. Uma pesquisa estima que 5% da quantidade de XRM em circulação foram criados por meio de malwares.

Entretanto, o serviço também tinha aplicações legítimas. A Unicef, por exemplo, usou o software para fins de captação de recursos. O Coinhive basicamente trabalhou ao fazer com que os internautas minerassem a criptomoeda durante sua visita a um site que usava o plug-in; os lucros da mineração seriam então enviados para o proprietário do site.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em comparação com a publicidade, o Coinhive forneceu uma fonte não intrusiva de receita – supondo que o software fosse usado dentro da legalidade e com o conhecimento do dono do computador onde estava instalado.

Infelizmente, criminosos também perceberam o potencial do Coinhive. O software rapidamente tornou-se um ingrediente comum para cryptojackers – um tipo de malware que força seus alvos a minerarem a criptomoeda silenciosamente e, em seguida, redireciona os lucros para a carteira do invasor.

Em julho de 2018, os cryptojackers haviam se tornado tão prolíficos que o Google decidiu banir todos os softwares de mineração de sua loja de aplicativos. Embora isso não tenha prejudicado o Coinhive diretamente, foi um mau sinal.

Falta de viabilidade econômica

No entanto, o potencial abuso do Coinhive não tem nada a ver com a sua interrupção. Em vez disso, o Coinhive afirma que o projeto “não é mais economicamente viável”. Ele obtém uma receita de mineração e afirma que as reduzidas taxas de hash e os baixos preços de mercado da XRM minaram a lucratividade do Coinhive.

“A queda na taxa de hash (mais de 50%) após o último hard fork do XRM nos atingiu com força. O mesmo aconteceu com o ‘crash’ do mercado de criptoativos, com o valor do XMR se desvalorizando mais de 85% em um ano. Este e o anunciado fork [levaram-nos] à conclusão de que precisamos descontinuar o Coinhive”, afirmou a empresa.

Os serviços do Coinhive terminarão no dia 08 de março, apenas um dia antes do próximo upgrade do XRM. Durante as atualizações, a criptomoeda altera seu algoritmo de mineração e, embora essa mudança deva afastar os mineradores de ASIC, novos algoritmos também representam um problema para os desenvolvedores de software. Como observa um usuário do Reddit, construir um minerador baseado na web para o próximo algoritmo não é “um exercício trivial”.

O fim da mineração online?

Embora a comunidade esteja dividida sobre se o fim do Coinhive deve ser lamentado ou comemorado, este provavelmente não é o fim dos projetos semelhantes ao Coinhive. A área de “mineração online” está prosperando e várias alternativas estão em desenvolvimento ou já estão em operação. Dito isso, qualquer minerador que se concentre no XRM provavelmente enfrentará as mesmas pressões que o Coinhive.

Leia também: Pesquisa aponta que malware de mineração capturou quase 5% de todo Monero em circulação

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.