Notícias

Senadores brasileiros destacam a importância da blockchain durante missão na Espanha

Os Senadores brasileiros Arolde de Oliveira, Esperidião Amin e Vanderlan Cardoso, juntamente com os deputados federais Ângela Amin, André Figueiredo, Bilac Pinto, Félix Mendonça Junior, Jefferson Campos, Marcos Pereira e Vitor Lippi, participaram de uma série de atividades entre os dias 24 e 27 de fevereiro na Espanha como parte de uma Missão Brasileira no território espanhol e, durante a estadia na cidade europeia, entre outros pontos, a delegação legislativa brasileira destacou, em um relatório publicado no final de abril, a importância que a tecnologia blockchain vem desempenhando no processo de transformação digital.

A Missão foi organizada pela Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, colegiado suprapartidário criado para apoiar e atuar em favor de ações pelo desenvolvimento das Smart Cities e da Internet das Coisas no Brasil. O Requerimento nº 33, de 2019 foi aprovado em Plenário do Senado Federal na Sessão de 19 de fevereiro de 2019, autorizando a Missão Oficial.

O principal objetivo da missão era a dos senadores e deputados no Mobile Word Congress, maior evento de tecnologia do mundo, que aconteceu em Barcelona, Espanha, visando o acompanhamento dos temas apresentados que, segundo o relatório, “representa relevante interesse público e estratégico para a modernização e competitividade do país. A ampliação da estrutura de banda larga é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, especialmente nas aplicações que envolvem IoT, primordial para a indústria 4.0, agricultura de precisão, das tecnologias de cidades inteligentes bem como nas usadas na saúde, entre outras”.

Os legisladores brasileiros destacam que estudos da consultoria McKinsey, “estimam que o impacto da IoT na economia mundial até 2025 será de 4 a 11 trilhões de dólares, cerca de 10% da economia mundial. No Brasil, estima-se que a partir do uso da internet das coisas, até 2025, haverá impacto econômico de aproximadamente 10% da economia. Estima-se em 50 bilhões o número de equipamentos conectados até 2020, sendo um bilhão no Brasil. A complexidade da IoT passa também pela conectividade, nuvem, big data, inteligência artificial, blockchain, cibersegurança, privacidade de dados etc”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A missão destaca ainda que a tecnologia blockchain é tida como uma das principais áreas de investimento público em pesquisas na Espanha, alinhando com outras tecnologias como “inteligência artificial, machine learning, deep learning, redes neurais de processamento, novos processadores, inteligência analítica, entre outros”.

Concluindo o relatório feito pelo senador Esperidião Amin Senador, os legisladores destacam que realizaram uma reunião com a Fundação CERTI e ACATE na qual propuseram fazer de Florianópolis um campo de soluções e aplicações para as novas tecnologias 5G e aplicar na cidade o conceito de Cidades Inteligentes, conectando vários players que já estão interessados em trabalhar projetos conjuntos.

Leia também: Brasileiros conseguem aprovação da SEC para lançar STO de token nacional

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.