Economia

SEC rejeita outro pedido de ETF de Bitcoin spot

Ainda não vai ser dessa vez que o mercado dos Estados Unidos terá o seu primeiro ETF (fundo negociado em bolsa) de Bitcoin spot. Isso porque a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, rejeitou mais um pedido de lançamento do produto de investimento.

A proposta em questão é da ARK Invest, da apoiadora do BTC Cathie Wood, e do 21Shares, provedor global de ETF de cripto. As partes submeteram o pedido para lançarem o ARK 21Shares Bitcoin ETF no dia 13 de maio de 2022.

O que é um ETF de Bitcoin?

Um ETF consiste em um veículo de investimento que oferece exposição indireta a um ativo, neste caso, ao Bitcoin. O produto é especialmente útil quando o investimento no ativo é mais complexo – o que se aplica, de alguma forma, às criptomoedas.

Mas a SEC voltou a rejeitar o pedido sob as mesmas alegações de sempre. De acordo com o regulador estadunidense, a Ark “falhou em demonstrar que as suas regras são adequadas para proteger o público investidor de “atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Uma bolsa que lista ETPs baseados em Bitcoin pode cumprir suas obrigações sob a Seção 6(b)(5) do Exchange Act, demonstrando que a bolsa possui um acordo abrangente de compartilhamento de vigilância com um mercado regulamentado de tamanho significativo relacionado ao Bitcoin subjacente ou de referência ativos”, disse a SEC em sua rejeição.

A SEC e os ETFs de Bitcoin

Como dito, até hoje a SEC ainda não aprovou nenhuma proposta para um ETF de Bitcoin spot. A Grayscale, subsidiária do Digital Currency Group (DCG), que administra o fundo de investimento Grayscale Bitcoin Trust, processou a SEC em junho do ano passado por falta de aprovação de seu pedido de ETF de BTC spot. Apenas uma hora depois que a SEC rejeitou o ETF, a gestora decidiu processar a autarquia. O processo ainda está em andamento.

Por outro lado, o regulador permitiu o lançamento de vários ETFs de futuros de Bitcoin, com o primeiro tendo sido lançado em outubro de 2021. O ProShares Bitcoin Strategy ETF, o primeiro a chegar ao mercado, teve um dos dias de abertura mais ativos da história da NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York.

Ao contrário dos ETFs à vista, os ETFs de futuros de Bitcoin têm lastro em contratos futuros da criptomoeda. Ou seja, em promessas de compra de Bitcoin por um preço definido em uma data posterior.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.