Economia

SEC nega petição da Coinbase de novas regras para criptomoedas

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) não parece disposta a desenvolver novas regras para o setor de criptomoedas. O regulador estadunidense negou o pedido da exchange de criptomoedas Coinbase para uma nova regulamentação de ativos digitais. De acordo com a SEC, as regras atuais já se aplicam ao mercado cripto.

Em uma carta de resposta à Coinbase, a SEC disse que “conclui que a regulamentação solicitada é atualmente injustificada e nega a petição”.

Nesta sexta-feira (15), o presidente da SEC, Gary Gensler, disse que apoiava a decisão:

“Assim, na medida em que os criptoativos são oferecidos e vendidos na forma de um contrato de investimento, e na medida em que as entidades intermediam transações em títulos de criptoativos, as leis federais de valores mobiliários se aplicam”, disse Gensler em uma declaração.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por outro lado, os comissários republicanos Hester Peirce e Mark Uyeda disseram na sexta-feira que discordavam da decisão da agência. Segundo eles, um diálogo poderia levar a orientações ou regulamentação.

“Reconhecemos que a Comissão tem amplo poder de decisão para definir o calendário e as prioridades da sua agenda de regulamentação”, afirmam. “Na nossa opinião, a petição levanta questões apresentadas pelas novas tecnologias e outras inovações, e abordar estas questões importantes é uma parte essencial de ser um regulador responsável.”

SEC recusa proposta da Coinbase para novas regras

Gensler, por sua vez, acrescentou em sua fala que, ainda assim, a agência de regulação está disposta a se envolver com empresas que queiram cumprir a lei dos EUA:

“Como eu disse antes do colapso de um dos maiores intermediários de criptomoedas não conformes que custou bilhões de dólares aos investidores, um envolvimento significativo com a SEC é sempre bem-vindo. E eu estou ansioso para trabalhar com projetos de criptomoedas e intermediários que desejam cumprir os lei”, completou Gensler.

A decisão mais recente da SEC de rejeitar o pedido da Coinbase é mais um capítulo de uma história que se arrasta desde 2022. Naquele ano, a Coinbase solicitou ao regulador novas regras para empresas de criptomoedas nos EUA.

A exchange argumentou que as regras existentes da SEC são “incompletas e inadequadas” para títulos de ativos digitais que operam na blockchain. Como não obteve sequer um retorno, em abril deste ano, a Coinbase processou a SEC para obter uma resposta, mas a resposta foi negativa.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.