Categorias Economia

SEC fornece comentários sobre registros de ETF de Bitcoin e gestoras atualizam documentos

Oficiais da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) emitiram comentários a um grupo de potenciais emissores de fundos de investimento em Bitcoin (ETFs) spot (à vista). Isso ocorreu poucas horas após as empresas apresentarem documentos detalhando as taxas de seus produtos propostos.

De acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, os emissores de ETFs BlackRock e VanEck já apresentaram documentos atualizados nesta terça-feira (09). Entre as alterações, está a redação que busca mitigar danos aos acionistas em caso de insolvência, bem como evitar conflito de interesses entre os participantes autorizados do ETF.

As fontes também disseram que os comentários abordaram detalhes menores nos formulários S-1 revisados, em vez de mudanças significativas. Portanto, isso não afetará o cronograma para uma possível aprovação pelo regulador.

ETFs de Bitcoin ainda mais próximos

Gigantes financeiras como BlackRock, Grayscale e Fidelity, que esperam lançar ETFs de Bitcoin nos EUA, divulgaram suas taxas esperadas em arquivos na última segunda-feira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme noticiou o CriptoFácil, a BlackRock definiu sua taxa em 0,2% para o primeiro ano, ou até que o ETF alcance US$5 bilhões em ativos. Depois disso, a taxa subirá para 0,3%. Enquanto isso, a WisdomTree optou por uma taxa mais alta de 0,5% e a VanEck escolheu uma taxa de 0,25%. Já Ark Invest/21Shares reduziu sua taxa de 0,8%, conforme anunciado anteriormente, para 0,25%.

O analista da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, que tem acompanhado de perto os pedidos de ETFs de Bitcoin, tuitou que era “praticamente inédito” os candidatos receberem uma resposta da SEC no mesmo dia para arquivos revisados.

“Se eles quisessem adiar, os emissores não teriam recebido comentários esta noite”, disse Seyffart.

Os comentários mostram que os agentes da SEC estão em estreito diálogo com os possíveis emissores de ETFs. A agência enfrenta o prazo de 10 de janeiro de 2024 – ou seja, amanhã, quarta-feira – para um dos pedidos, da Ark e 21 Shares.

Esperanças por ETF aumentam

Uma série de arquivos revisados pelos emissores, refletindo suas conversas com oficiais da SEC, alimentou as esperanças nas últimas semanas de que a agência aprovará ETFs de Bitcoin para negociação nos EUA pela primeira vez na história. Até hoje, a SEC só autorizou ETFs de futuros de criptomoedas, alegando preocupações com manipulação de mercado e falta de proteção ao investidor.

Os defensores do ETF de Bitcoin esperam que um produto financeiro regulamentado permita que instituições financeiras tradicionais e investidores de varejo ganhem exposição à maior criptomoeda do mercado sem a necessidade de ter que lidar com carteiras ou exchanges.

Até agora, a SEC rejeitou todas as solicitações para um ETF de Bitcoin à vista, desde 2013. Embora a agência ainda não tenha sinalizado publicamente como pode decidir sobre a última série de pedidos, a quantidade de feedback fornecido e os arquivos revisados, além da rapidez nas respostas, sugerem a SEC está mais inclinada a aprovar um ou mais ETFs de Bitcoin.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.