As empresas propositoras de pedidos de ETFs de Bitcoin à vista (spot), BlackRock, VanEck e WisdomTree, divulgaram as taxas de seus ETFs propostos em meio a uma série de atualizações de formulários S-1 enviados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A BlackRock definiu sua taxa em 0,2% para o primeiro ano, ou até que o ETF alcance US$5 bilhões em ativos. Depois disso, a taxa subirá para 0,3%.
O analista da Bloomberg Intelligence, Eric Balchunas, comentou no X (antigo Twitter) que a taxa de 0,3% da BlackRock é “muito mais barata” do que ele previa. Ele acrescentou que, dessa forma, “a vida acaba de ficar MUITO mais difícil para todos os outros” propositores de ETF. Vale ressaltar que a BlackRock é a maior gestora de ativos do mundo.
Enquanto isso, a WisdomTree optou por uma taxa mais alta de 0,5% e a VanEck escolheu uma taxa de 0,25%. Na semana passada, conforme noticiou o CriptoFácil, a VanEck comprometeu-se a destinar 5% dos lucros de seu ETF proposto aos desenvolvedores centrais do Bitcoin na Brink.
Já Ark Invest/21Shares, Invesco e Fidelity também apresentaram formulários S-1 revisados, com a Ark Invest reduzindo sua taxa de 0,8%, conforme anunciado anteriormente, para 0,25%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
SEC tem janela curta para aprovar ou não ETFs de Bitcoin
As empresas correram para entregar seus formulários S-1 revisados antes do prazo final da SEC, que expirou às 8h desta segunda-feira (08), após a apresentação de seus formulários 19b-4 revisados na sexta-feira.
Embora a SEC tenha historicamente rejeitado todas as solicitações de ETF de Bitcoin à vista, a entrada da BlackRock na disputa em 2023 renovou o otimismo sobre a possível aprovação de um ETF. Isso porque a maior gestora de ativos do mundo tem um histórico positivo de aprovações junto ao regulador.
Além disso, a vitória da Grayscale sobre a SEC envolvendo a conversão de seu fundo de Bitcoin Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF deu um ânimo a mais para o mercado.
A SEC agora tem uma breve janela até o dia 10 de janeiro para aprovar, rejeitar ou adiar os pedidos de ETFs. Balchunas aumentou as chances da SEC aprovar um ETF de Bitcoin à vista em janeiro para 95% neste fim de semana.
Uma pesquisa realizada na semana passada pela exchange Bitwise revelou que 88% dos consultores interessados em investir em Bitcoin estão aguardando a aprovação do ETF nos EUA para investir na criptomoeda. Esses consultores consideram a aprovação de um ETF um catalisador crucial de preços.
De acordo com dados do CoinGecko, a maior criptomoeda do mercado está custando no momento da redação desta matéria US$ 45.113. Nas últimas 24 horas, o preço do Bitcoin valorizou cerca de 2%.