Categorias Notícias

São Paulo implementa blockchain para garantir registro de obras públicas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da cidade de São Paulo anunciou a contratação da empresa Construtivo, que por meio de um software baseado em blockchain deverá registrar obras públicas da cidade. Segundo a reportagem da revista Isto É Dinheiro, o projeto busca criar um “histórico” da obra para que seja possível determinar as responsabilidades em caso de problemas.

“É imprescindível que os dados, de todos os ativos de obras da cidade de São Paulo ou de projetos em andamento, estejam disponíveis on-line para qualquer tomador de decisão. A gestão de processos e documentos acontece em tempo real e a partir de qualquer local”, disse Marcus Granadeiro, presidente da Construtivo.

Segundo ele, a plataforma permite a adoção de funcionalidades integradas de maneira segura para todos os usuários dos projetos, internos e externos. Funcionalidades que atendem as demandas da SP Obras, que identificou a necessidade de uma plataforma de gestão de ativos e otimização do trabalho. O empresário destaca ainda que a solução em blockchain pode representar um ganho de tempo e dinheiro comparada ao atual processo de gestão utilizado pela Prefeitura de São Paulo.

“O primeiro grande ganho com a tecnologia é que tudo fica registrado, todos os comentários. Porque problemas na obra muitas vezes vão aparecer anos depois, e aí ninguém localiza o registro de nada. Com blockchain isso inexiste (…) O workflow automatizado impede que algo fique parado sem que se saiba onde e por quem”, finalizou.

Leia também: Natura, IBM e Carrefour se unem em São Paulo para falar sobre usos da blockchain

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.