Categorias Notícias

Santander automatiza pagamentos com contratos inteligentes

O Santander anunciou que concluiu com sucesso uma prova de conceito de um sistema de pagamentos com blockchain.

Assim, por meio de uma parceria com a Iberpay, o banco realizou um sistema de pagamentos usando uma blockchain privada.

Além do Santander, também participaram da iniciativa os cinco maiores bancos da Espanha: BBVA, Sabadell, Bankia e CaixaBank.

Smart Payments

Segundo um comunicado encaminhado ao CriptoFácil, a plataforma Smart Payments consegue realizar transferências agendadas com contratos inteligentes em um tempo médio de 2,5 segundos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desta forma, segundo os participantes, a prova de conceito confirma seu possível uso em ambientes reais de produção.

Ainda segundo o comunicado, o teste foi realizado através de uma rede interbancária de blockchain chamada red-i. A IberPay destacou que a rede conseguiu com sucesso mais de 20.000 transferências imediatas.

Execução automática de pagamentos

O objetivo deste teste foi permitir a execução automática de pagamentos quando certas condições pré-estabelecidas foram atendidas. Por exemplo, o pagamento automático de um determinado valor quando um contrato é assinado.

Outro exemplo abordado pelo Santander foi a execução do pagamento automático quando uma mercadoria é recebida ou enviada.

O primeiro caso de negócios testado lida com uma solução de gerenciamento de garantia. Essa solução buscou automatizar e agilizar os processos de emissão, registro, execução e cancelamento de garantias do cliente.

Assim, nesse caso, a IberPay anunciou a criação de um “notário interveniente”, que simula uma exigência de um órgão estadual ou judicial.

Com isso, o sistema permite que essas garantias sejam executadas quando as condições estabelecidas forem atendidas, acionando automaticamente o pagamento associado.

Integração

Além disso, segundo as empresas, o próximo passo no desenvolvimento busca a integração de outras redes não bancárias ou redes mistas.
Desta forma, transferências imediatas entre redes podem ser feitas através de uma API gerenciada pela IberPay e conectar diferentes participantes.

Leia também: Santander oferece especialização em blockchain para moradores de Brasil e Portugal

Leia também: Blockchain é prioridade estratégica de negócios, mostra relatório 

Leia também: Forbes lista uso de blockchain por empresas bilionárias

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.