Categorias Notícias

Rússia considera permitir criptomoedas para pagamentos internacionais

A Rússia está considerando permitir o uso de criptomoedas para pagamentos internacionais. A notícia chega no momento em que o país sofre com as sanções dos Estados Unidos e da Europa como um todo devido à invasão à Ucrânia em fevereiro deste ano.

Nesse contexto, o país governado por Vladmir Putin está avançando na regulação dos ativos digitais. E, aparentemente, planeja usá-los também para negócios internacionais, de acordo com uma reportagem da agência de notícia Reuters.

“A ideia de usar moedas digitais em transações para acordos internacionais está sendo ativamente discutida”, disse Ivan Chebeskov, chefe do departamento de política financeira do Ministério das Finanças.

Ativos digitais para pagamentos internacionais

Ainda segundo a reportagem, essas discussões estão em andamento há algum tempo. No entanto, ainda não há nada formalizado até o momento.

Chebeskov também foi citado dizendo que a medida permitiria ao país combater as sanções implementadas pelos países ocidentais como consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto isso, o jornal local Vedomosti publicou que o Ministério das Finanças está discutindo adicionar essa recente proposta sobre pagamentos internacionais a uma versão atualizada de um projeto de lei em andamento.

O projeto de lei em questão contém uma estrutura regulatória detalhada para criptomoedas. A legislação aborda, sobretudo, a mineração e a circulação de criptoativos no país.

Além disso, o projeto também introduz o conceito de compradores profissionais e não profissionais. Ao mesmo tempo, o novo projeto de lei introduz diversos requisitos para identificação, contabilidade e certificação dos usuários de cripto.

Recentemente, o ministro Denis Manturov – chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia – confirmou que o país vai legalizar as criptomoedas de alguma forma mais cedo ou mais tarde. No entanto, ele não forneceu uma data precisa para isso acontecer.

Rússia avança com moeda digital de banco central

Além de avançar com a regulação das criptomoedas, a Rússia também está se apressando para lançar sua CBDC. Ou seja, sua moeda digital emitida pelo banco central.

Conforme noticiou o CriptoFácil em abril, o governo russo disse que o país terá um “rublo digital”  até o próximo ano.

Segundo as autoridades, a moeda digital russa vai permitir que o país faça pagamentos internacionais. A iniciativa é a alternativa que Moscou encontrou para conseguir realizar pagamentos importantes em meio às sanções.

“O rublo digital está entre os projetos prioritários”, disse a presidente do banco central do país, Elvira Nabiullina. “Criamos rapidamente um protótipo. Agora estamos realizando testes com bancos e no próximo ano teremos gradualmente transações-piloto.”

Leia também: Guia para iniciantes na Terra Blockchain

Leia também: Ripio lança serviço premium no Brasil visando expansão no mercado cripto

Leia também: Bitcoin sobe para US$ 30 mil e criptomoedas amanhecem com lucro. Alta chega a 11% entre ADA, BNB, DOT, SOL e XRP

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.