Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Regulamentação

Rússia conclui projeto de lei que vai regulamentar criptomoedas 

  • Por Lorena Amaro
  • - 16/04/2022
  • às 13:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Rússia conclui projeto de lei que vai regulamentar criptomoedas 
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Após controvérsias e divergências, o Ministério das Finanças da Rússia supostamente finalizou seu projeto de lei que vai regulamentar as criptomoedas no país e está pronto para aplicá-lo em breve.

De acordo com o portal local Kommersant, que teve acesso ao documento, a legislação contém uma estrutura regulatória detalhada e aborda, sobretudo, a mineração e a circulação de criptoativos. O projeto também introduz o conceito de compradores profissionais e não profissionais.

Publicidade

Regulamentação de criptomoedas na Rússia

Para especialistas, o documento abre novas oportunidades para mineradores que precisam sair da zona cinzenta na Rússia. Contudo, acredita-se que a nova legislação possa levar os investidores para esta zona. Isso porque os requisitos para os operadores comerciais parecem excessivos.

Além disso, o projeto introduz diversos requisitos para identificação, contabilidade e certificação dos usuários.

“De acordo com o projeto de lei, a moeda digital pode ser aceita ‘como meio de pagamento que não seja a unidade monetária da Federação Russa’, bem como um investimento, enquanto não deve haver obrigações pessoais em relação a elas”, disse o portal.

Ainda segundo o projeto, operadores de câmbio (com capital mínimo de 30 milhões de rublos – R$ 1,69 milhão) e operadores de plataformas de negociação (pelo menos 100 milhões de rublos – R$ 5,6 milhões) poderão organizar a circulação de moedas virtuais.

Publicidade

De acordo com o projeto, o primeiro realizará a compra e venda de criptomoedas “em seu próprio nome e às suas próprias custas, anunciando publicamente os preços”. Enquanto isso, o segundo realizará leilões organizados.

Regras para operadores de criptomoedas

Ambas as entidades terão de apresentar relatórios anuais sobre a sua atividade. Além disso, devem aprovar os requisitos de controle interno e auditoria, criando uma unidade estrutural autônoma.

Apenas empresas sediadas na Rússia podem se candidatar à função de operadoras de ativos digitais. Já as organizações estrangeiras terão que obter uma licença para operar no país, formando uma subsidiária.

Publicidade

Conforme destacou o advogado especializado em blockchain, Mikhail Uspensky, os requisitos para as operadoras são “extremamente exagerados”. Dessa forma, apenas as maiores instituições financeiras do país poderão cumpri-los.

De acordo com Chen Limin, chefe de Operações de Negociação do ICB Fund, a Binance pode se tornar uma provável candidata a desembarcar na Rússia. Isso se “as próximas sanções não a proibirem diretamente de trabalhar com o país como um todo”.

Ainda segundo o projeto, os negociantes de criptomoedas precisarão ser identificados. E tanto os operadores quanto os bancos terão que realizar procedimentos de compliance e reportar transações suspeitas.

Publicidade

Mineração de criptomoedas na Rússia

No que diz respeito à mineração de criptomoedas, data centers podem ser fornecidos para essa atividade se forem de propriedade de uma entidade legal russa. Já a tributação será definida separadamente. 

Conforme destacou Andrey Tugarin, a Rússia é uma jurisdição atraente para a mineração. Isso porque possui eletricidade barata. Assim, a legalização da atividade aumentará a demanda no país.

Leia também: Montenegro mira criptomoedas e dá cidadania a Vitalik Buterin do Ethereum

Publicidade

Leia também: Fundador da Cardano quer construir Twitter descentralizado com Elon Musk

Leia também: USDT e não o Bitcoin é a maior ferramenta de fraudes na internet, diz China  

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.