Notícias

Rússia considera banir pagamentos com criptomoedas

A Rússia está considerando banir a utilização de criptomoedas para pagar por produtos e serviços, de acordo com uma publicação da Cointelegraph nesta sexta-feira, 29 de novembro.

Fontes familiares ao tema afirmaram que o banco central russo e o Ministério das Finanças apoiam um banimento. Atualmente, criptomoedas podem ser utilizadas para e-commerce, sendo também a opção de freelancers russos (como programadores e designers) o recebimento de salários em criptomoedas. 

O analista da Alpari Information and Analytical Center Vladislav Antonov ressaltou que, embora não haja permissão oficial, criptomoedas são utilizadas para comprar diversos produtos e serviços – ingressos, computadores, além de pagar aluguel e agendar estadias em hotéis.

Se as fontes estiverem corretas, reguladores russos acreditam que um banimento é necessário para prevenir que criptomoedas sejam utilizadas como meio de pagamento, citando preocupações com práticas criminosas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os rumores apontam para afirmações de Alexey Yakovlev, vice-chefe do departamento de regulação bancária do Ministério das Finanças, que reafirmou em uma conferência recente sobre criptomoedas:

“Não vemos fundamentos para criptomoedas serem utilizadas como meio de pagamento.”

O departamento de imprensa do banco central não confirmou oficialmente o projeto de lei, embora tenha enfatizado que criptomoedas focadas em privacidade não podem ser comparadas com moedas fiduciárias, e não podem ser consideradas uma forma legítima de efetuar as compras.

“Se uma decisão for tomada para banir criptomoedas como meio de pagamento a nível legislativo, nós consideramos apoiar esta decisão.”

Os rumores levantam ainda que a comunidade russa de criptoativos está se preparando para uma série de restrições, como penas que vão de cinco a oito anos de reclusão.

Alguns representantes da indústria acreditam que o banimento se limitará a uma série de “casos demonstrativos”, cujo objetivo é dissuadir o público de burlar a lei.

Leia também: Polícia poderá confiscar criptomoedas na Rússia com nova lei a partir de 2021

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.