Categorias Notícias

Rodrigo Maia: imposto que pode prejudicar criptomoedas no Brasil não passa no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, bateu de frente com a proposta de uma “nova CPMF”. Para ele, “toda a sociedade perde” se um novo imposto for criado.

Maia, inclusive, foi além. Ele afirmou que poderá ressuscitar o mote “Xô CPMF!“. A campanha foi criada em 2007, ano em que o imposto foi abolido no Congresso.

“Eu estou pensando em trazer de volta a campanha que o DEM fez ‘Xô, CPMF’. Ninguém aguenta mais impostos no Brasil. Vamos cuidar da simplificação dos impostos, cortar distorções como o lucro presumido, entre outros. Agora, novos impostos, eu acho que a sociedade está cansada. E, certamente, vai ter muita dificuldade de passar na Câmara dos Deputados”, afirmou Rodrigo Maia ao G1.

Imposto causaria prejuízos à economia

Maia foi taxativo em sua posição contra qualquer imposto sobre transações financeiras. Para o deputado, esse imposto “não ajuda de forma nenhuma” e, além disso, “tira a produtividade” dos setores da economia.

Como alternativa, ele defendeu a aceleração da reforma tributária, que já é discutida desde a década de 1990. O deputado alertou que um novo imposto “resolve um problema criando outro”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O importante é que a gente acelere a reforma tributária. Ela melhora a produtividade do setor privado e melhora o ambiente de negócios para que o setor privado volte a investir e a gerar emprego, isso, sim. […] Esse debate vem da década de 1990, criar imposto para resolver problema. Você resolve um problema e cria um novo problema”, afirmou.

Imposto sobre transações pode beneficiar Bitcoin

A nova proposta de reforma tributária trouxe uma reformulação da CPMF. Na proposta, o imposto incidiria sobre pagamentos digitais. Seria, portanto, menos abrangente que a CPMF, que também incidia sobre movimentações financeiras, como depósitos e saques.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já destacou que terá esse imposto na proposta. Após novo adiamento, a reforma tributária poderá ser apresentada na terça-feira, 21 de julho.

Para muitos especialistas, o imposto é tido como deletério. Ele prejudica as cadeias de produção e desestimula o uso de meios de pagamento eletrônicos. Dessa forma, ele pode estimular o uso de dinheiro vivo ou até de criptomoedas.

O imposto pode até prejudicar o PIX, sistema de pagamentos patrocinado pelo Banco Central. O presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, alertou que a alíquota do imposto tem que ser baixa.

Caso contrário, ela pode desestimular o uso de pagamentos digitais, especialmente com os juros mais baixos. as pessoas tenderiam a usar mais o dinheiro para evitar o pagamento de impostos. Com isso, as compras digitais diminuíram e as vendas com cartão também.

“Nenhum banqueiro central do mundo que você conversa vai achar que um imposto sobre transação financeira é querido. Mas eu acho que no Brasil a gente tem que olhar o que temos a ganhar e perder. Tem que entender porque ele está sendo criado”, disse Campos Neto.

Leia também: Brave e Gemini fecham parceria para permitir trade de criptomoedas pelo navegador

Leia também: Criptomoedas se estabilizarão quando atingirem um público amplo, diz especialista

Leia também: Reforma tributária impactará uso criptomoedas como meio de pagamento

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.