Categorias Notícias

Rio de Janeiro quer combater corrupção no estado com blockchain

O projeto GOV Token, solução em tecnologia blockchain de rastreio de finanças públicas, obteve financiamento de R$ 1,5 milhão aprovado por 3 entidades governamentais.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) apostam na rede como um auxílio no combate à corrupção no estado.

Nesse momento, o recurso, que será desenvolvido pela fintech Investtools, entrou no estágio de aceleração. Um ambiente teste será lançado ainda este ano.

Solução anticorrupção

A proposta do GOV Token é fornecer às entidades públicas mais transparência nas contas do estado através de tokens e, possivelmente, stablecoins lastreadas em real.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

As informações serão inseridas na rede e gravadas em cadeia de blocos descentralizados. Portanto, qualquer pessoa poderá acessar os registros das movimentações financeiras, inclusive rastrear quem emitiu e recebeu os ativos digitais.

Segundo o CEO da Investtools, David Gibbin, a descentralização das informações promoverá maior segurança sobre o controle de gastos públicos.

“A aplicação da tecnologia blockchain tira do governo e de outras instituições os papéis de prestadores de conta à sociedade. As informações estão inseridas em uma rede ao alcance de todos. […] É uma inovação tão necessária quanto democrática.”

Tecnologia blockchain para além de investidores

GOV Token foi apresentado pelo programa InovAÇÃO Rio, sob responsabilidade da Faperj e da AgeRio.

Na ocasião, a amplitude do ecossistema blockchain, em promover uma plataforma para gestão pública destacou-se e foi aprovado.

André Vila Verde, presidente da AgeRio, afirma que o projeto supre as reais necessidades do estado:

“A sociedade exige cada vez mais transparência no uso dos recursos públicos. É imprescindível que o cidadão tenha acesso de forma facilitada a todo tipo de informação.”

Estima-se que a rede auxilie no sistema de gestão pública, e que futuramente outras entidades façam a adesão do programa.

Confiante neste cenário de inovação, Maurício Guedes, diretor de tecnologia da Faperj, destaca a importância do apoio a negócios de impacto social:

“O projeto GOV Token traz uma questão muito relevante para a nossa sociedade hoje, de combate à corrupção e preservação da segurança da informação. O caráter pioneiro do nosso edital permite fortalecer a capacidade de inovação de empresas em vários setores.”

Implementação do projeto

Para atender o programa apoiado pela Faperj, AgeRio e Finep, a Investtools expandirá sua equipe para entregar o GOV Token ainda este ano.

A expectativa da techfin carioca é desenvolver a primeira versão da rede ainda no primeiro semestre de 2021.

Leia também: Austin Arnold aponta criptomoedas que “farão milionários” em 2021

Leia também: MimbleWimble e Litecoin: saiba o que pode mudar

Leia também: Trader dá importantes dicas para lucrar ao máximo com criptomoedas

Compartilhar
Juliana Nascimento

Jornalista com ascendente em áries que curte board games, livros e séries/filmes.

This website uses cookies.