Categorias Notícias

República Centro-Africana lançará “cripto-ilha” com polo de investimentos em Bitcoin

Menos de um mês após fazer do Bitcoin (BTC) sua moeda oficial, a República Centro-Africana anunciou o lançamento de uma “cripto-ilha” focada em investimentos. De acordo com o anúncio, o objetivo é criar um polo para atrair investidores globais ao país.

O projeto foi apelidado de Sango, nome de uma das línguas faladas na RCA. Uma página foi lançada na segunda-feira (23) contendo uma lista de espera e um espaço para contribuições. Há também uma apresentação de 24 páginas feita em PDF.

Faustin-Archange Touadéra, presidente da RCA, havia escrito um tuíte no qual prometia uma “próxima fase planejada” quanto a adoção do BTC. O presidente é um dos principais apoiadores do Sango, cuja aprovação será discutida no parlamento do país.

Uma “ilha” de terra firme

Embora a RCA não tenha saída para o mar, a região de Sango foi chamada de “cripto-ilha” na apresentação oficial. O documento mostra imagens de arranha-céus ondulantes e lagos pontilhados com veleiros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De certa forma, o projeto Sango tem semelhanças com a Bitcoin City de El Salvador. Nesse sentido, a região também contará com isenções fiscais, como impostos sobre a renda e ganhos de capital.

O país também pretende criar programas de residência digital (e-residency), facilitar compras de terras em Bitcoin e desenvolver uma carteira de criptomoedas. As empresas de Sango terão facilidade de acesso a recursos naturais como ouro, diamantes e urânio.

Por fim, o país instituirá um programa de “cidadania por investimento”, com imposto de taxa zero sobre renda e empresas, de acordo com a apresentação.

Segundo Touadéra, o projeto deverá ter uma regulamentação própria aprovada no Congresso do país. A estimativa é que isso ocorra até o final de 2022.

Novos paraísos fiscais?

A RCA aprovou sua Lei Bitcoin em 27 de abril, conforme noticiou o CriptoFácil. O projeto estabeleceu o BTC como moeda oficial, isentando de impostos todas as transações feitas com a criptomoeda. Menos de um mês depois, o país já anuncia o seu primeiro centro legal de investimento em criptomoedas.

Esta iniciativa não é inédita apenas no país, mas no continente inteiro. Com isso, a RCA se mantém firme em seu propósito de integrar o BTC à sua economia. De fato, estas foram as palavras do presidente na segunda-feira, explicando o porquê da escolha pela digitalização da economia.

“A economia formal não é mais uma opção. Uma burocracia impenetrável está nos mantendo presos em sistemas que não dão a chance de serem competitivos”, disse Touadéra.

O presidente parece estar falando do franco CFA, embora não o tenha citado nominalmente. A moeda, utilizada por 14 países africanos, é controlada pelo governo francês. Como resultado, milhões de pessoas têm seus destinos atrelados a um governo longínquo e alheio às suas necessidades.

Até agora, o governo forneceu poucos detalhes sobre a logística de Sango, exceto os apontados na apresentação.  Não houve indicação quando o centro de investimento estará aberto ou como ele funcionaria.

Leia também: Polícia coreana vai congelar ativos da Luna Foundation Guard

Leia também: FMI fornece ‘assistência técnica’ a El Salvador para compilar estatísticas de uso do Bitcoin

Leia também: Fed: pesquisa mostra que 13% dos americanos utilizam criptomoedas como pagamento

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.