Colunistas

Relatório exclusivo da DappRadar: A revolução “play-to-earn” vai além do Axie Infinity com novos jogos e tokens

Gerar renda enquanto joga parece uma utopia para a maioria de nós. No entanto, graças ao movimento play-to-earn, esse cenário não está longe da realidade.

Desde maio de 2021, os jogos baseados em blockchain têm obtido um sucesso significativo. O número de contas ou carteiras conectadas a jogos blockchain atingiu o record de 754 mil.

Quando comparadas ao segundo trimestre, as carteiras ativas exclusivas conectadas a jogos (UAW) aumentaram 25% e impressionantes 509% ano após ano. Mesmo que o número de UAW seja uma métrica na rede que não necessariamente se traduz em usuários, há evidências suficientes que sustentam o crescimento da demanda.

Finalmente, parece que as pessoas começaram a perceber o potencial por trás da combinação de jogos com tecnologias de blockchain. Especialmente com conceitos intrigantes como o metaverso ganhando visibilidade na mídia tradicional.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas o que exatamente é o play-to-earn? Quais foram os principais fatores por trás do aumento desta tendência mais recente no setor de jogos? E, para onde está indo a indústria de jogos blockchain?

Jogos baseados em blockchain

Blockchain é uma das tecnologias mais inovadoras criadas nas últimas décadas. Ele permite que os indivíduos negociem com segurança entre pares sem recorrer a terceiros, ao mesmo tempo que prova a propriedade do ativo subjacente. Essa tecnologia tem o potencial de transformar qualquer setor se o caso de uso for aplicado corretamente. E não é diferente com os jogos.

Os jogos baseados em blockchain estão semeando uma nova microeconomia em que os jogadores de todo o mundo são capazes de gerar valor monetário fazendo o que amam – jogando. Blockchain transforma jogos que seguem uma abordagem Web 2 em um tipo Web 3 descentralizado. Aqui, os jogadores vão de consumidores a verdadeiros proprietários, que não apenas decidem o futuro de suas histórias de jogo, mas também podem controlar totalmente seus itens dentro do jogo.

Criação de novas micro economias no processo. Como conseguir isso?

Inscreva-se no The Defiant para se manter atualizado com as melhores notícias sobre DeFi:

Simplesmente, liberando Tokens Não Fungíveis, NFTs. Um NFT é a representação tokenizada de um ativo digital que inerentemente transfere sua propriedade para a carteira que o contém. A propriedade é registrada em um livro razão imutável, acessível, distribuído e descentralizado chamado blockchain.

Esta é a principal distinção dos jogos tradicionais. Os NFTs do jogo Blockchain incluem terreno virtual dentro dos jogos, itens no jogo e colecionáveis ​​associados ao jogo.

Por exemplo, jogos de blockchain como Decentraland ou The Sandbox têm terrenos virtuais para construir, NFTs que serão usados ​​para batalhas e outros tipos de atividades e animais de estimação virtuais ou qualquer outro item que não necessariamente sirva a qualquer propósito no jogo mecânica.

Fornecimento de propriedade real aos jogadores

Os itens do jogo usados ​​para aprimorar a experiência de jogo geraram US$ 40 bilhões , o que representa 25% da receita global da indústria de jogos tradicionais.

Jogos populares, como Fortnite, DOTA, Call of Duty e Roblox encontraram um mercado real para esses artigos cosméticos. Por exemplo, 80% dos jogadores da Fortnite se envolveram com cosméticos até certo ponto, enquanto os 42 milhões de jogadores ativos diários da Roblox gastam US$ 5,6 em média por mês.

Para colocar em perspectiva, a capitalização de mercado NFT2no final de setembro foi estimado em US$ 14,2 bilhões. Com itens no jogo constituindo cerca de 20% dos volumes recordes de negociação de NFT que ocorreram durante o terceiro trimestre de 2021.


Além disso, em jogos tradicionais, os jogadores compram seus itens sem realmente os possuir. Na realidade, os jogadores possuem apenas uma licença para a cópia digital do item, que é regularmente armazenada centralmente em um servidor.

Se o servidor não funcionasse bem ou desaparecesse, o item digital seria perdido para sempre, junto com a prova de propriedade. Ao contrário dessa abordagem, os itens do jogo representados por NFTs permanecerão no blockchain enquanto a rede estiver instalada e funcionando.

Da mesma forma, os NFTs concedem aos jogadores controle total sobre os artigos adquiridos no jogo. Isso é especialmente importante no momento de monetizar esses ativos.

Na mesma linha, outro fator que deve ser considerado é a transferibilidade dos ativos. Os jogadores não apenas podem revender seus ativos em um mercado, mas também em mercados secundários que não estão necessariamente vinculados à plataforma nativa.

Isso significa que um jogador que deseja vender um ativo do jogo terá opções diferentes. Se um jogo estivesse rodando no Ethereum, essa pessoa poderia vender este item no OpenSea , Rarible , além do mercado de origem do jogo.

Em suma, os NFTs fornecem aos ativos digitais um elemento de propriedade e, portanto, uma sensação de transferibilidade. Transformar compras digitais em investimentos e, ao mesmo tempo, derrubar as estruturas legadas que os jogos tradicionais ainda envolvem.

Estrutura Tokenomics Completa

Agora que os limites entre o blockchain e os jogos tradicionais foram traçados, é hora de focar em um dos aspectos mais comentados dos jogos de blockchain , play-to-earn. Os jogos baseados em blockchain que compreendem uma estrutura de tokenomics completa, que permite aos jogadores monetizar seu tempo de jogo, são considerados como play-to-earn (p2e).

Existem duas maneiras principais de ganhar jogando jogos de blockchain. Uma é ganhando a moeda do jogo. Como a maioria dos aplicativos descentralizados, vários jogos de blockchain hospedam uma criptomoeda nativa do jogo.

Essas criptomoedas baseadas em jogos podem desempenhar várias funções, desde a concessão de direitos de governança até a compra e aprimoramento dos NFTs no jogo, ou até mesmo agindo como habilitadores de outros recursos de blockchain, como staking.

Ao passar o tempo jogando, os jogadores ganham criptografias baseadas em jogos que podem ser trocadas por meio de uma troca centralizada por qualquer moeda fiduciária, levando assim os ganhos para o mundo real.


Em segundo lugar, os jogadores podem ganhar alguns lucros com as próprias NFTs negociando ou lançando as NFTs em plataformas de negociação selecionadas, chamadas de marketplaces. Os jogadores podem adquirir um determinado item, aprimorá-lo e revendê-lo no mercado por um preço mais alto.

O impacto da revolução p2e foi tão forte que o impulso mais recente em todo o uso da indústria de blockchain foi impulsionado por jogos. De acordo com o Q3 Industry Report da DappRadar , o número de UAW conectados aos dapps de jogos constituiu 49% do total da indústria.


Assim, os jogos de blockchain começaram a se tornar cada vez mais populares nos últimos meses. Mas o que exatamente detonou a revolução P2E?

Economias emergentes

Do ponto de vista socioeconômico, os jogos para ganhar estão criando um impacto positivo em nossa sociedade. Esses tipos de jogos estão essencialmente democratizando um fluxo de receita para indivíduos que dedicam tempo para jogar um jogo baseado em blockchain. Não há melhor exemplificação do movimento p2e do que Axie Infinity.

Axie Infinity é um jogo desenvolvido pelo estúdio vietnamita Sky Mavis, que se tornou a ponta de lança da revolução p2e. Axie se viu no meio de uma tempestade perfeita, uma combinação de fatores que permitiu que o jogo “play-to-earn” prosperasse em uma economia emergente, as Filipinas.

Todos estamos cientes do impacto econômico e social que a pandemia COVID-19 trouxe às nossas vidas, que foi mais agudo nas economias em desenvolvimento. A oportunidade de mercado, o primeiro fator importante, estava pronta.


Mas a equipe Sky Mavis fez uma jogada que ajudou Axie a atingir níveis estratosféricos – a criação de Ronin. Ronin é uma cadeia secundária Ethereum que aborda dois desafios principais apresentados pela rede Ethereum: altas taxas de transação e baixa latência. Depois de se mudar para Ronin em abril de 2021, Axie começou sua jornada para a lua e além.

Para colocar as coisas em perspectiva, Axie Infinity se tornou a coleção NFT mais negociada de todos os tempos. Mais de US$ 2,7 bilhões de Axie NFTs foram negociados no mercado Axie. A próxima coleção NFT na linha é CryptoPunks, uma coleção Ethereum que gerou US$ 2 bilhões desde sua concepção em 2017.


Além disso, Axie está gerando mais receita do que blockchains inteiros. De acordo com o Token Terminal , o dapp play-to-earn gerou mais de US$ 800 milhões em receitas no terceiro trimestre. Isso é mais do que blockchains inteiros como Bitcoin e Solana, e até supera o popular mercado OpenSea da Ethereum NFT.

Axie permite que os jogadores ganhem até 75 tokens SLP diários completando tarefas diárias que incluem minijogos e batalhas PvP. Considerando um preço médio SLP de US$ 0,1, uma pessoa exclusivamente dedicada a jogar Axie Infinity como sua atividade principal, ganharia cerca de US$ 2.700 em um ano. Esse valor estaria na faixa do PIB per capita projetado para 2021 das Filipinas e de outros países do sudeste asiático, como Vietnã e Indonésia.


Embora as receitas atuais oferecidas pelos jogos P2E estejam longe do salário médio dos jogadores profissionais de League of Legends ( cerca de US$ 300.000 por ano ), os impactos sociais gerados por esses jogos não devem ser negligenciados. Principalmente nas economias emergentes, onde o impacto financeiro é ampliado.

Democratizar o tempo de jogo e as receitas sem considerar nenhuma barreira demográfica é um sinal muito positivo para a indústria. Devido ao menor poder aquisitivo que as moedas desse tipo de países possuem, o fator de inflação é estabilizado por criptos. Mas existem vários outros jogos que conseguem isso além de Axie.

Novos jogos e tokens

Comece com Splinterlands , um jogo p2e hospedado no blockchain do Hive. Splinterlands é um jogo de cartas colecionáveis ​​onde os jogadores devem criar estratégias para suas cartas NFT para derrotar outros jogadores em batalhas PvP (jogador contra jogador).

Ao completar com sucesso as missões apresentadas, os jogadores ganham Dark Energy Crystals (DEC), a moeda principal do jogo. Além disso, em agosto, o jogo lançou SplinterShards (SPS), o token de governança do jogo, ajudando o jogo a se estabelecer no topo do ranking da indústria.


Em setembro, Splinterlands atraiu mais de 245.000 carteiras ativas únicas diárias, um aumento colossal de 3.267% em comparação com o final de junho. O pico no uso resultou em mais de 58 milhões de transações. De acordo com o projeto, o valor de mercado do jogo, que inclui todas as cartas e itens colecionáveis, ultrapassou US$ 200 milhões. Para saber mais sobre o jogo, leia este guia .

Alien Worlds in WAX e Upland em EOS também aumentaram de forma dramática suas respectivas bases de jogadores durante este ano. Alien Worlds, um jogo espacial de mineração e batalha p2e, atrai mais de 500.000 carteiras ativas mensais em média; enquanto Upland, outro jogo p2e, onde os jogadores possuem propriedades virtuais que copiam cidades reais como São Francisco, Brooklyn e Manhattan, está entre os jogos mais jogados na maior parte de 2021.


Na última semana, Alien Worlds e Splinterlands se combinaram para atrair mais de 1 milhão de carteiras ativas exclusivas . Mas também não para por aí. CryptoBlades , Mobox e uma miríade de jogos de blockchain transformaram o Binance Smart Chain (BSC), de uma rede que era verdadeiramente dependente do DeFi, em um blockchain rico em dapps de jogos.

Embora o movimento p2e esteja mudando completamente o paradigma do jogo, parece que é apenas o começo de algo maior. Algo que visa confundir as fronteiras entre o mundo real e uma nova realidade virtual, o metaverso.

Mundos virtuais

O metaverso é um conceito verdadeiramente fascinante. Originalmente concebido por Neal Stephenson no romance de ficção científica “Snow Crash” e popularizado por “Ready Player One” de Ernest Cline, o metaverso é um espaço virtual onde os indivíduos podem criar, trocar, jogar e socializar. Para ser justo, tem o potencial de mudar a forma como formamos comunidades.

O metaverso se tornou relevante o suficiente para que o Facebook se rebatizou como Meta , a fim de abrir espaço para um espaço virtual centralizado como parte de sua oferta. Mas o conceito não é novo para a grande mídia, muito menos para as plataformas de jogos.

Em 2019, o DJ e produtor Marshmello, apresentou um show ao vivo dentro do metaverso Fortnite, reunindo mais de 10,7 milhões de pessoas ao vivo e até criando um efeito dominó positivo em seu álbum, aumentando suas vendas em 300%.

O que é atraente para mundos virtuais descentralizados, é que esses tipos de eventos já estão ocorrendo. Decentraland, um importante mundo virtual rodando no Ethereum, hospedou um festival de música de quatro dias no qual Deadmau5 foi a manchete principal.

Grandes tipos de jogos sandbox como Minecraft, onde a comunidade pode construir em um espaço digital infinito, estão entre nós desde a última década. World of Warcraft gerou mais de US$ 10 bilhões em receitas nos últimos 10 anos. E mundos virtuais baseados em blockchain não são deixados para trás.

Durante o terceiro trimestre, os mundos virtuais do blockchain acumularam mais de US$ 56 milhões em volumes de comércio, com The Sandbox liderando o caminho. The Sandbox tornou-se um dos jogos de metaverso de referência. Semelhante ao Minecraft, os jogadores podem construir experiências para a comunidade que podem ser monetizadas usando SAND, a moeda nativa do Sandbox.

A partir de agora, este jogo popular conseguiu parcerias importantes que incluem marcas reconhecidas como Atari, The Walking Dead, Smurfs e, mais recentemente, Snoop Dogg, que contribuiu com US$ 17 milhões graças à sua última venda de terras.


Outros jogos mundiais digitais baseados em blockchain incluem Ember Sword, com seus 12.000 pacotes vendidos que geraram mais de US$ 400 milhões, Treeverse, com uma capitalização de mercado de US$ 71,8 milhões, Blankos Block Party, Somnium Space, CryptoVoxels, My Neighbour Alice, entre muitos outros. O metaverso descentralizado está se tornando uma coleção de ecossistemas de realidade virtual baseados em jogos p2e.

Além disso, grandes marcas da moda como Burberry, Gucci e Dolce & Gabbana, já voltaram suas atenções para o metaverso. A convergência entre marcas importantes, celebridades reconhecidas e o metaverso descentralizado potencialmente se tornará um funil de monetização importante para ambas as extremidades.

Em suma, os mundos virtuais descentralizados se tornarão o lugar onde as pessoas usam macacos e gatos como avatares, vestem roupas mais caras do que as que usam para sair com amigos que não conheceram na vida real. Embora a maioria desses jogos ainda esteja em desenvolvimento, eles já atraíram a atenção de grandes corporações, incluindo vários VCs.

VCs Pile In

Jogos gratuitos é uma das maiores indústrias do planeta. De acordo com Statista , a indústria de videogames gerou quase US$ 159 bilhões em receitas durante 2020, número que deve ultrapassar US$ 200 bilhões em 2023. Colocando em perspectiva os números impressionantes da indústria tradicional, junto com a rápida adoção e o impacto socioeconômico dos jogos P2E, importantes investidores já iniciaram seus respectivos movimentos.

Durante os últimos meses, notícias sobre reconhecidas Venture Capitals investindo em jogos baseados em blockchain têm circulado ao nosso redor. Em setembro, a Sorare, uma startup baseada em um jogo de futebol americano fantasia p2e, garantiu uma rodada de US $ 680 milhões da Série B do Vision Fund 2 da SoftBank.

Poucos dias depois, o Dapper Labs, a startup por trás da popular plataforma colecionável NFT NBA Top Shot e o jogo de reprodução CryptoKitties , recebeu mais de $ 600 milhões em rodadas de investimento de Andreessen Horowitz (a16z), GV, Version One Ventures e, mais recentemente, de Coatue.


Junto com a enorme oportunidade de mercado, os últimos avanços feitos pelo movimento p2e não passaram despercebidos. Três semanas atrás, a16z investiu US$ 150 milhões na Sky Mavis, a equipe por trás do Axie Infinity.

E a lista pode continuar. A Animoca Brands, um tipo de organização de capital de risco que se concentra em entretenimento digital, blockchain e gamification, investiu uma quantia não revelada no Star Atlas , um próximo jogo p2e que será executado no Solana. Além do famoso Star Atlas, o portfólio da Animoca Brands inclui nomes como The Sandbox, Revv Racing e Arc8 , além de várias outras plataformas de jogos tradicionais.

Capitais de risco reconhecidos estão visivelmente se envolvendo na indústria de jogos de blockchain. Isso certamente levará a melhorias nos dapps atuais como Axie ou Sorare, mas também pavimentará o caminho para a próxima geração de jogos p2e.

AAAGames in the Horizon

É inegável que os jogos P2E estão sob os holofotes. Como mencionado anteriormente, ele tem sido o principal motivador do uso em toda a indústria de blockchain. Como a base de jogadores está crescendo rapidamente, novos projetos procuram expandir a oferta existente para novos níveis.

Conforme mencionado anteriormente, a Animoca Brands anunciou um investimento na Star Atlas. Atualmente em desenvolvimento, Star Atlas será um MMORPG de estratégia de exploração espacial de mundo aberto AAA p2e que depende do Unreal Engine 5 desenvolvido pela Epic Games. Graças à sua tokenomics e uma ampla variedade de jogos NFTs, Star Atlas visa construir uma verdadeira economia galáctica que inclui batalhas, política e territórios de mineração.

Apesar de não ter o status AAA, outros próximos jogos de Solana que valem a pena conhecer incluem Aurory, outro RPG de jogo para ganhar que tem o potencial de se tornar um dos jogos mais importantes de Solana, Project Seed, Cryowar e Ninja Game.

Outro jogo p2e amplamente esperado pela comunidade é o Illuvium. Illuvium é um RPG de mundo aberto que será executado no blockchain Immutable X. Illuvium permitirá que os jogadores capturem e criem criaturas chamadas Illuvials. Semelhante ao Pokémon nesse sentido, o jogo segue a mecânica de batalha que pode se assemelhar a League of Legends. Os gráficos, trilha sonora e tokenomics do Illuvium criaram muito hype em torno da indústria, atraindo o rótulo de um jogo AAA.

Deve-se observar que Immutable X é uma solução Ethereum layer-2 que depende de Rollups Zero-Knowledge (ZK) como um mecanismo de consenso. Esta arquitetura blockchain permite aos jogadores desfrutar de uma experiência de jogo mais rápida e sem gases.

Outros jogos relevantes que serão hospedados em Immutable X incluem Guild of Guardians, um RPG móvel blockchain com mais de 150.000 seguidores, My Crypto Heroes e, claro, Gods Unchained, o jogo de cartas colecionáveis ​​que colocou o nome de Immutable X no radar.

Por fim, vale a pena mencionar a Gala Games, a startup liderada pelo cofundador da Zynga Eric Schiermeyer. A Gala Games tem como objetivo construir um ecossistema descentralizado baseado em jogos p2e. O objetivo de Gala é permitir que os jogadores possuam os nós da rede, que acabarão por executar todo o blockchain. Até agora, a startup lançou apenas Town Star, um jogo de agricultura p2e que recompensa os jogadores com GALA, o token de utilitário nativo da rede, e TOWN, o token do próprio jogo.

Além disso, Gala lançará Mirandus, um RPG de fantasia que acontecerá em um enorme mundo digital, o jogo de arena de batalha Spider Tanks, o épico espacial Echoes of Empire e o jogo de defesa Fortified. Todos esses jogos estão em fase de desenvolvimento.

Os jogos jogados para ganhar capacitam as pessoas ao democratizar a propriedade e a monetização do tempo e do capital que os jogadores investem nos jogos. Mudar a socioeconomia de regiões inteiras é algo que não é visto todos os dias. E o impacto é mais profundo quando se entende a função dos jogos de blockchain.

Monstros Cobiçados

Em primeiro lugar, essas plataformas de jogos descentralizadas ganham relevância com conceitos como o metaverso. Mundos virtuais que mudarão a forma como nos socializamos e até alterarão o atual paradigma de monetização.

Não fazendo distinção entre indivíduos e grandes marcas, em um único espaço. Plataformas como Decentraland, The Sandbox e Somnium Space também se tornarão o lugar onde os usuários criam NFTs para mostrar NFTs a seus colegas. Criando um paradigma do tipo Inception no estilo Nolan .

Além disso, os jogos são conhecidos por reunir massas. Em 2016, o Pokémon Go mania reuniu milhares de pessoas em um só lugar, ao mesmo tempo, por causa da urgência em capturar seus cobiçados monstros. Os torneios de esportes já estão atraindo níveis de audiência massivos.

Em 2019, o torneio League of Legend foi assistido por 100 milhões de pessoas em todo o mundo e foi transmitido em 19 idiomas diferentes por meio de 30 plataformas, incluindo ESPN. Para colocar em perspectiva, o Super Bowl LV foi assistido por 130 milhões de pessoas em todo o mundo. Com um planeta de jogadores 2.4B e uma tecnologia inovadora e disruptiva, os jogos p2e se tornarão um ingrediente-chave na adoção em massa do blockchain e gerar um impacto positivo em nossa sociedade.

*O DappRadar rastreia, analisa e classifica os aplicativos descentralizados e é um gateway principal para o DeFi.

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Leia também: Entenda como DeFi muda o mundo revolucionando o cotidiano

Leia também: DAOs DeFi diversificam títulos do Tesouro em busca de sobrevivência de longo prazo

Leia também: Primeiro ETP da Uniswap entra em operação à medida que os produtos institucionais DeFi se proliferam

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.