Categorias Notícias

Relatório do BIS pede que seja ilegal prática usada pelo mineradores de Ethereum

Um novo relatório publicado pelo Bank for International Settlements (BIS) se debruçou sobre a mineração na rede Ethereum (ETH).

No caso, o BIS abordou o MEV na mineração de ETH, comparando-o com atividades ilegais em mercados tradicionais.

MEV refere-se aos lucros que os mineradores podem obter ao escolher quais transações vão incluir em um bloco e em qual ordem.

De acordo com o relatório, eles obtêm os lucros por meio da “manipulação de preços de mercado”. Isso acontece, segundo texto, “por meio de um pedido específico de transações pendentes.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto isso, no mercado financeiro tradicional, as transações são processadas na ordem em que são recebidas, disse o BIS.

No entanto, no caso das blockchains, os mineradores determinam quais transações vão adicionar a um bloco. Ou seja, eles são livres para escolher entre todas as transações pendentes no pool de memória ou mempool.

Dessa forma, eles podem optar por transações com base no valor das taxas de transação. Neste sistema, as transações com as taxas mais altas são adicionadas primeiro, com era de se esperar.

Ethereum

Mas eles também podem selecionar transações com base nas “oportunidades de lucro que geram”. E, assim, processar as transações mais lucrativas em primeiro lugar.

Por exemplo, um minerador pode introduzir sua própria transação antes de uma grande transação pendente que possa afetar os preços, obtendo assim lucro, explica o relatório.

“Se os mineradores virem uma grande transação pendente que possa afetar o preço do ativo, eles poderão optar por adicionar a sua própria transação. Isso permitirá que o minerador obtenha lucro. Isso porque ele tem informações prévias sobre como isso afetará os preços, graças à transação pendente no mempool”, destaca o BIS.

Nesse sentido, o BIS afirma que esse lucro ocorre como se fosse uma negociação com informações privilegiadas.

“Esse lucro não só vem às custas de outros participantes do mercado, mas as transações do minerador também atrasam outras transações legítimas. Assim, forma um ‘imposto invisível’ sobre os participantes”.

Da mesma forma, os mineradores também podem se envolver em “back-running”, diz o BIS. Isso significa que um minerador pode colocar uma ordem de compra ou de venda imediatamente após uma grande transação, ou um evento de movimentação de mercado.

O relatório estima que o MEV totalizou cerca de US$ 550 a US$ 650 milhões desde 2020 apenas na blockchain Ethereum.

MEV ilegal

Além disso, o relatório destaca que essa participação foi ainda maior no início de junho de 2022.

“Isso é devido a várias transações de MEV grandes feitas durante o recente estresse do mercado”, disse.

De acordo com o BIS, os reguladores de todo o mundo precisam determinar este MEV como ilegal. Afinal, isso também ocorre no mercado tradicional.

“O MEV também representa um problema para a própria indústria, pois está em desacordo com a ideia de descentralização.”

No futuro, o MEV provavelmente aumentará e os mineradores que se envolvem no MEV terão mais lucros e podem expulsar outros mineradores.

“MEV constitui um risco existencial para a integridade da blockhain Ethereum.”

Leia também: Maratona do Rio vai dar medalhas em NFT a corredores

Leia também: Kaspersky já bloqueou 200 mil fraudes com criptomoedas em 2022; Binance é isca mais usada

Leia também: Brasileiros preferem criptomoedas a fundos imobiliários, commodities e moeda estrangeira, aponta FGV

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.