Tecnologia

Rede aptos, o que você precisa saber

Prometendo 100 mil transações por segundo, a rede aptos, criada por ex-funcionários da Meta, lança blockchain. Que tal entendermos mais sobre ela?

Após quatro anos de desenvolvimento e milhões de dólares em financiamento, o Aptos Layer 1 Blockchain (APT) finalmente lançou sua rede principal em 17 de outubro, mas a recepção não foi exatamente como o esperado, levando a reações mistas na comunidade de criptomoedas.

O lançamento da mainnet fez a rede chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão. A Aptos afirmou conseguir processar 150.000 transações por segundo (TPS).

A rede é a última novidade na tentativa de se criar uma blockchain perfeita para contratos inteligentes, com código que suporta também soluções para DeFi, DAOs e NFTs.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Nós estamos orgulhosos de chegar aqui juntos, pelas pessoas. Esse é um passo em uma longa jornada para criar acesso justo e universal para aplicações descentralizadas para bilhões de pessoas através de uma blockchain atualizável, escalável e segura.”, escreveu a equipe por trás do projeto em seu Medium.

Além disso, a empresa usa a linguagem de programação de contratos “Move” para contratos autônomos, afirmando que esta oferece alta performance.

Lançamento da Aptos

Muitos não ficaram impressionados com o lançamento do projeto, relatando uma falha nas comunicações, transações por segundo mais baixas do que o prometido e levantando questões sobre as alocações de tokens.

“Aptos está quebrado. Foi lançado hoje, 17 de outubro de 2022 às 14h22m. No entanto, está atualmente com menos transações por segundo do que o Bitcoin e a maioria dos Tokens estão em stake ou prontos para serem despejados nos investidores varejistas.”

Para alguns usuários o lançamento da Aptos foi uma decepção, já que ele não cumpriu muitas de suas promessas. Mais preocupante a de transações por minutos, como mostrado pelo usuário do Twitter, a rede não conseguiu superar o Bitcoin. Com isso o Aptos não conseguiria vencer a Solana ou o Ethereum.

O cofundador da Aptos defendeu a rede afirmando que o baixo processamento não condiz com a capacidade da rede e que o número de transações por segundo deve ser aumentado com base no crescimento das atividades.

Outro aspecto levantou inquietações sobre a economia de tokens da Aptos. De acordo com Sheikh, vários tokens alocados para o tipo de fundo foram lançados durante a criação do Aptos.

O cofundador explicou que quem optar por participar receberá uma recompensa em torno de 7% ao ano, desbloqueando a cada 30 dias.

No entanto, a medida foi criticada. “Tokens bloqueados serão memes se usados ​​para farmar e redefinir recompensas”, twittou o usuário identificado como AkadoSang.

Os usuários acrescentarem que bloquear e apostar tokens é uma maneira sorrateira de obter liquidez, porque os apoiadores geralmente têm uma grande oferta.

Por fim, os ânimos se acalmaram nas redes sociais, a rede fluiu e diversos NFTs começaram a ser lançados na rede e bater valorizações exorbitantes.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.