Categorias Notícias

Qual o risco de investir em criptomoedas?

Criptomoedas são a nova onda do momento e todos estão com as atenções voltadas para elas, mas é necessário que se tomem alguns cuidados antes de investir.

Desde uma alta oscilação até uma grande quantidade de golpes, muitos são os riscos diretos e indiretos inerentes às criptomoedas. Logo, quem pretende se inserir neste mercado precisa tomar cuidado, além de acompanhar de perto as notícias.

Entre os principais riscos está a volatilidade do mercado, marcada principalmente pelos altos e baixos vivenciados pelas criptomoedas desde suas criações. Para se ter uma ideia, a baixa registrada em 2018 foi de mais de 80% comparando à sua maior alta de todos os tempos (em US$20 mil), com o Bitcoin passando a valer pouco mais de US$3 mil. Para investidores que não têm sangue frio ou paciência, isso pode acabar trazendo uma grande instabilidade emocional.

Altcoins e manipulação de mercado

A alta gama de criptomoedas existentes, as chamadas altcoins, também prejudica o mercado. Isso porque em um mercado totalmente novo, é difícil mensurar quais criptomoedas possuem real potencial de crescimento. Apesar de não existir nenhum dado conclusivo, há quem acredite na manipulação do mercado de criptomoedas. A versão mais difundida é de que existe um pequeno grupo com informações privilegiadas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Regulamentações

Outro fator que gera empecilho são as regulamentações governamentais, visto que ainda não existem políticas fiscais totalmente definidas para as criptomoedas. Desse modo, a qualquer momento uma nova alteração pode surgir e prejudicar o mercado.

Fraudes no mercado

Devido ao fato do Bitcoin ser de fácil acesso e não ter regulação definida, muitos se aproveitam e executam fraudes e esquemas ponzi utilizando da fama das criptomoedas. O ideal é que o investidor estude bastante sobre o assunto e saiba como se proteger de fraudes.

Leia também: Saiba como se proteger de fraudes e golpes envolvendo criptomoedas

Compartilhar
Jansen Araujo

Fundador do Guia do Bitcoin, Criador do BitCast, o primeiro podcast especializado em criptomoedas do Brasil, e do recente Universo Cripto (UC) e agora também traz conteúdos relevantes para o CF.

This website uses cookies.