Categorias Notícias

Qual é o real preço do Bitcoin no Brasil? Vendedores P2P adotam novo índice

O real preço do Bitcoin no Brasil envolve muito mais do que a simples resposta “o que o mercado está disposto a pagar”.

Existem diversas variáveis e uma delas é o tipo de negócio. No varejo, por exemplo, as exchanges comercializam através dos seus livros ordens compostos por pedidos de compra e venda de menores quantias de ativos, e portanto possui um valor. No entanto, a lógica fica um pouco mais complicada para aqueles que desejam comprar uma quantidade maior de Bitcoin. Qual preço deve ser considerado?

Acostumados a fazer esta conta todos os dias, operadores de OTC (mercado balcão) e vendedores P2P têm buscado, há um certo tempo, um índice que traga com fidelidade o valor do Bitcoin no Brasil e ser possível alavancar oportunidades de arbitragem, ter parâmetro de comparação para com o mercado internacional e outros.

O Criptomoedas Fácil conversou com dois vendedores que têm ampla atuação no mercado nacional para entender como funciona esta lógica de mercado e identificou que um movimento vem se formando em torno do BRIX (Brazilian Real Index), um novo índice de preços lançado em janeiro deste ano no Brasil e que já foi adotado por um dos maiores portais de investimento do mundo, o Investing.com.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo eles, a dificuldade dos índices nacionais em identificar variações bruscas já causou muito prejuízo e a ausência de um preço padrão (como já foi a MTGox, FoxBit, entre outros) também atrapalha as negociações tanto para compradores quanto para vendedores.

“Eu nunca usava índices produzidos por terceiros, pois, em sua maioria a metodologia usada, tem um problema de atraso, e em momento de quedas ou subidas bruscas, fica totalmente fora de mercado. Eu utilizava sempre alguma exchange como referência. Enquanto a gente tinha uma com metade do mercado, isso funcionou bem, no entanto, depois que o mercado ficou mais diluído, fiquei em dúvida de por onde me guiar na definição do preço. Agora tenho usado o Brix pois ele tem balizado o preço olhando para as maiores exchanges e num lapso de tempo que permite identificar importantes oscilações do mercado”, disse Marcelo Brant, um dos principais vendedores P2P do mercado nacional.

A mesma opinião foi dada por Jéssica Lima, comerciante de Bitcoin no Brasil.

“Com um dos índices que utilizava, tive um problema com bug numa exchange que alterou demasiado o preço, me fez ter prejuízo pois me baseava naquele índice e ele estava errado. Então resolvi migrar para o Brix, pois ele tem sido capaz de balizar melhor o valor do Bitcoin no Brasil”, ressalta.

Responsável pelo desenvolvimento de toda a parte de back-end e de dados do índice, o físico e cientista de dados Eloi Pattaro explica que o Brix propõe uma metodologia diferente daquelas normalmente utilizadas por índices de Bitcoin no Brasil. Segundo ele, a proposta é tentar capturar com mais assertividade as oscilações bruscas do mercado e, desta forma, obter uma média de preço mais precisa do valor do Bitcoin em reais em determinado momento.

Leia também: Mercado brasileiro de Bitcoin ganha novo índice de preço

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.