Categorias Notícias

Próximo hard fork do Ethereum chamado Istanbul está programado para este ano

Depois do sucesso do Constantinople, o Ethereum iniciou a próxima etapa de um desenvolvimento que será ativado por meio de mais um hard fork, chamado de Istanbul, que pretende, entre outros pontos, reduzir o custo de dados para transações na blockchain do ETH. A ideia é que esse hard fork ocorra ainda em outubro deste ano.

Os desenvolvedores por trás do projeto têm dito que o recurso permitirá “escalabilidade massiva para soluções de segunda camada” no Ethereum. A proposta, apresentada como EIP-2028, estabelece uma equivalência para cada byte processado de 16 unidades de gás. Esta unidade, por sua vez, é aquela que mede os custos das transações no Ethereum e é precificada em frações gwei ou ether, dependendo da prioridade dada à essa transação.

Espera-se que a diminuição na taxa de gás, proposta no EIP, tenha capacidade de reduzir os custos em até quatro vezes. Outro ponto que também vem sendo debatido é referente ao tamanho do bloco que, segundo os desenvolvedores, pode ser aumentado também em até quatro vezes, mas este ponto ainda é incerto.

No entanto, talvez o principal debate junto ao Istanbul seja a mudança no algoritmo de consenso que sairá de proof-of-work (PoW) para ProgPoW, desenvolvido como alternativa para evitar que equipamentos ASIC sejam usados para mineração de Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Istanbul é a próxima etapa do desenvolvimento do Ether. Esta será a última bifurcação que será implementada na cadeia antes da transição para o Ethereum 2.0 , a nova versão da rede que começará com a implementação da chamada fase 0, prevista para janeiro de 2020. A intenção é que nessas fases iniciais, esta versão coexista com a versão atual do Ethereum.

Também durante as fases um e dois do Serenity, como a versão 2.0 do Ethereum será chamada, ambas redes serão executadas em paralelo por um tempo que ainda não está definido, uma vez que os lapsos de desenvolvimento da próxima versão são indeterminados.

Assim, os desenvolvedores continuarão trabalhando para melhorar a rede original, de acordo com a própria equipe do projeto.

Leia também: Desenvolvedores do Ethereum debatem a execução de hard forks menores e mais frequentes

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.