Tecnologia

Próxima atualização do Ethereum pode acabar com perda de chaves privadas

O próximo hard fork do Ethereum pode revolucionar a segurança dos usuários, tornando a perda de chaves privadas uma preocupação do passado. Graças à nova funcionalidade de “recuperação social”, parte da proposta de melhoria do Ethereum (EIP) 3074, os usuários poderão desfrutar de uma camada adicional de proteção para seus ativos digitais.

Confirmado como uma nova adição ao hard fork Pectra pelo desenvolvedor principal do Ethereum, Tim Beiko, em um post de 11 de abril, o EIP-3074 promete “turbinar” as carteiras comuns do Ethereum com várias novas capacidades de contratos inteligentes, incluindo a capacidade de recuperar ativos, como explicou o pesquisador da Ethereum Foundation “Domothy” em um post no blog.

Para aproveitar a ferramenta de recuperação social, os usuários devem primeiro transferir a propriedade de seus ativos para um contrato invoker por meio de uma assinatura digital, que realizará transações e chamadas de função futuras em nome do usuário. Enquanto a propriedade é delegada, a mensagem na assinatura digital permitirá que o usuário recupere seus ativos se perder ou esquecer sua frase-semente.

Hard fork do Ethereum

Essa funcionalidade será viabilizada pela implementação dos opcodes “AUTH” e “AUTHCALL”, conforme explicou o comentarista de criptomoedas Cygaar em um post de 11 de abril. AUTH verificará a assinatura e a ação pretendida do usuário, enquanto AUTHCALL chamará o contrato-alvo para realizar a transação, atribuindo o usuário como o chamador em vez do contrato invoker.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Domothy expressou preocupações de que os fundos possam ser drenados se os usuários delegarem seus ativos a um contrato invoker malicioso, mas espera-se que alguns contratos invoker formalmente verificados e totalmente auditados estejam disponíveis após o upgrade Pectra.

Estima-se que bilhões de dólares em criptomoedas tenham sido perdidos ao longo dos anos devido a usuários esquecendo ou perdendo suas chaves privadas.

Além disso, uma vantagem-chave da EIP-3074 é que os usuários não precisarão de Ether em suas carteiras para enviar transações, já que a entidade por trás do contrato invoker pode pagar antecipadamente por isso.

Previsto para ocorrer entre o final de 2024 e o início de 2025, o hard fork Pectra promete não apenas resolver questões de segurança, mas também facilitar transações e possibilitar ações múltiplas em uma única transação, potencializando ainda mais o potencial de adoção em massa do Ethereum.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.