DeFi

Protocolo de restaking EigenLayer é lançado na rede principal Ethereum

O protocolo de restaking EigenLayer agora está oficialmente disponível na rede principal Ethereum, marcando um dos lançamentos mais aguardados no ecossistema.

Restaking é um procedimento por meio do qual um validador de uma blockchain consegue criar uma nova liquidez utilizando seu ETH que está bloqueado no staking, empregando-o em protocolos de terceiros como garantia para obter empréstimos ou se envolver em novas oportunidades de investimento.

Este lançamento do EigenLayer no Ethereum representa a introdução de uma categoria totalmente nova de protocolos e aplicativos projetados para maximizar o rendimento e a utilidade da criptomoeda nativa do Ethereum, o Ether (ETH).

Após testes bem-sucedidos nas redes de teste Goerli e Holesky, o EigenLayer está agora ativo e pronto para introduzir novos recursos e funcionalidades. Anteriormente, os usuários só podiam depositar tokens de staking líquidos (LSTs) no protocolo. Ou então, podiam instalar e configurar um EigenPod para refazer o ETH nativamente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

EigenLayer ativo na blockchain Ethereum

De acordo com o anúncio, uma das principais atualizações neste lançamento na mainnet do Ethereum é a capacidade dos restakers de delegarem toda a sua participação a uma das 200 Operadoras que optaram por garantir um Serviço Ativamente Validado (AVS).

Conforme informou a equipe por trás do protocolo EigenLayer, esta nova funcionalidade visa proporcionar mais flexibilidade e opções aos restakers. Na prática, permite ao usuário selecionar um Operador que se alinhe às suas preferências e objetivos.

Os operadores interessados em executar AVSs podem registrar-se como operadores de nó no EigenLayer e optar por executar AVSs como o EigenDA. O conjunto inicial de operadores ativos para EigenDA está limitado aos 200 principais operadores com base na participação delegada. Mas o EigenLayer tem planos para expandir este conjunto no futuro.

O EigenLayer destacou que está focado em aumentar a capacidade do operador e promover a justiça no ecossistema. No entanto, é importante observar que EigenLayer não garante a confiabilidade dos operadores.

Olhando para o futuro, a equipe está desenvolvendo recursos de pagamento e redução dentro do protocolo, bem como se preparando para o lançamento de AVSs adicionais.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.