Tecnologia

Proposta no Ethereum busca acelerar saques em rollups

Uma nova proposta pode acelerar os saques em rollups na rede Ethereum (EIP). Ed Felten, co-fundador da OffChain Labs e desenvolvedor da Arbitrum, propôs que o período de sete dias para verificar a validade das transações em rollups possa ser reduzido em muitos casos.

Felten acredita que o período de desafio só deveria ser usado quando não há certeza sobre as transações. De acordo com Felten, com a proof-of-stake (PoS), algumas censuras são mais detectáveis do que antes, permitindo uma identificação facilitada de ações desonestas nas rollups.

Ainda segundo o desenvolvedor, isso possibilita pular o período de verificação da transação em muitos casos. Para tanto, Felten sugere a construção de um “oráculo de censura” em um contrato inteligente, que indicaria se houve ou não censura nos últimos X blocos de forma confiável.

Somente no caso de não haver conclusões, seria aplicado o atual prazo de contestação, que é de sete dias. Felten detalhou que existem dois tipos de censura que podem ocorrer em rollups: construção de bloco e fork.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Soluções para o Ethereum

A censura de construção de bloco ocorre quando os criadores de blocos se recusam a incluir certas transações em seus blocos. Já a censura fork ocorre quando os validadores conspiram para dividir a blockchain, de modo que os blocos contendo certas transações sejam removidos e não se tornem parte da blockchain principal.

Felten acredita que a censura fork é a principal razão para o período de sete dias usado hoje. Felten explica que a censura fork deixa efeitos detectáveis no Ethereum, uma vez que funciona usando o algoritmo proof-of-stake, e os blocos de fork aparecerão como espaços vazios no consenso.

Dessa forma, um contrato inteligente pode ser usado para detectar o número de espaços vazios em um intervalo comparando a alteração no número do bloco com o número de espaços.

Atualmente, os rollups do tipo otimista são baseados na presunção de que as transações que eles incluem são válidas. Caso contrário, é preciso provar a invalidade, deixando um período de contestação em que é possível criar uma prova de fraude enquanto os fundos permanecem bloqueados.

A nova proposta de Felten pode reduzir o tempo necessário para a validação das transações, tornando os rollups otimistas mais eficientes e permitindo um uso mais amplo dessa solução na rede Ethereum.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.