Colunistas

Projeto DeFi pode se fragmentar após acusação de conspiração

Um protocolo de DeFi de longa duração construído na rede Ethereum pode se fragmentar semanas depois que membros de sua comunidade acusaram a administração de conspirar contra eles.

O protocolo em questão é o Rook, que ajuda os usuários a evitar as altas taxas na rede Ethereum. A DAO que governa Rook está votando para criar uma organização spin-off independente que receberia quase 60% dos ativos da DAO. Se a proposta passar, a administração do projeto DeFi receberá pouco mais de 40% dos ativos do DAO e manterá os direitos sobre sua propriedade intelectual.

O token de governança do protocolo, ROOK, aumentou mais de 25% na semana passada, de acordo com o CoinGecko.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

É o mais recente drama a se desenrolar no mundo das organizações autônomas descentralizadas, ou DAOs. Nas últimas semanas, várias DAOs foram acusadas ​​de “teatro da descentralização”. Ou seja, de fazer um esforço para parecer descentralizada quando a propriedade e o controle do negócio em questão estão, de fato, nas mãos de alguns poucos.

Tokenomics instável

No mês passado, o único cofundador que restou do Rook disse que a pressão para inovar na subindústria competitiva do protocolo DeFi coloca a gestão em desacordo com os detentores de tokens que controlam ostensivamente o protocolo Rook.

No ano passado, os membros da DAO aprovaram uma proposta para “simplificar” o token ROOK. Ou seja, retiraram o seu uso para qualquer coisa que não seja votação em propostas de governança.

Apesar da votação unânime, os usuários começaram a se opor à aparente falta de valor do token. Além disso, eles também se opuseram ao fato de que o ROOK estava, em sua opinião, negociando com desconto. Se cada token representasse uma reivindicação igual no tesouro da DAO, eles valeriam muito mais do que seus míseros US$ 16.

Tensão crescente em projeto DeFi

Duas propostas – uma para financiar a equipe de desenvolvimento até o primeiro semestre de 2023 e a outra para estender o mandato de seu CEO e CTO até o final de março – geraram oposição.

“Reconhecemos a tensão entre a equipe e a comunidade”, escreveu o cofundador, que atende pelo pseudônimo de JZ, ao propor a Incubadora DAO. “A fonte disso é uma incompatibilidade irreconciliável entre a necessidade competitiva de impulsionar a tecnologia para alcançar a missão e a expectativa da comunidade sobre a transparência do projeto, o token e o desejo do detentor do token de usar o tesouro para fins sem relação com a missão.”

Incubadora DAO vs. Torre DAO

JZ sugeriu que os cofundadores e a equipe principal da Rook controlariam o Rook DAO e cerca de 75% dos ativos por meio de um multisig. Enquanto isso, o restante da comunidade controlaria uma nova organização com 25% do tesouro, por meio do ROOK. Essa nova organização se chamaria Incubator DAO.

A comunidade rapidamente criticou a proposta. O titular do Rook Cmande3, por exemplo, chamou isso de uma tentativa da administração de tomar o tesouro do Rook DAO para si.

Os membros da DAO chegaram a um acordo com a administração após um debate de semanas no Rook Discord. Assim, o Incubator DAO receberia a maioria dos ativos do tesouro – 57%, de acordo com uma estimativa. Enquanto isso, a DAO ficaria com 43%, ou cerca de US$ 20 milhões.

Esse valor era bom para um ano de salários de funcionários e para outras despesas comerciais, de acordo com o CEO hazard.

“A equipe dedicou tempo e esforço para dar aos detentores de tokens uma opção totalmente avaliada para seguir o seu próprio caminho, cancelar o financiamento do projeto, deixar-nos com as responsabilidades e fazer o que quiserem hoje”, escreveu hazard. “Neste estágio da discussão, o que nós precisamos apoiar é apenas que resta o suficiente para cobrir nossas responsabilidades mínimas e um ano de pista.”

Vendas internas de tokens Rook

Mas o acordo quase se desfez na quinta-feira. Isso porque os membros da DAO notaram alguns na gestão do projeto DeFi vendendo os seus tokens ROOK.

Hazard, então, sugeriu que foi um mal-entendido – uma maneira de garantir que a equipe não tivesse nenhum direito de voto em uma incubadora DAO recém-formada. A equipe comprou novamente os tokens que seus membros venderam. Além disso, se comprometeu a queimá-los caso a proposta da Incubadora DAO seja aprovada.

“Ok, incubadoras – tire uma foto disso”, escreveu hazard, referindo-se aos apoiadores da proposta da incubadora DAO. “Nenhum token de equipe está entrando em circulação, nenhum token de equipe está sendo usado para votar, nenhum token de equipe sendo usado na governança da Incubadora DAO. Todas as coisas que você acha nefastas são apenas engenheiros sugando a política.”

A votação para criar uma Incubadora DAO termina nesta terça-feira (11), e teve 100% de apoio na noite de segunda-feira (10).

*Tradução do artigo “Ethereum Project Rook is About to be Splintered” com autorização do The Defiant.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.