Categorias Notícias

Primeiros ETFs de Bitcoin da Austrália serão lançados na próxima semana

Enquanto os Estados Unidos continuam a rejeitar ETFs de Bitcoin à vista (spot), a Austrália segue o caminho inverso. De acordo com o jornal Financial Review, o primeiro ETF de Bitcoin do país será listado até a próxima quarta-feira (27).

O novo fundo foi criado pela Cosmos Asset Managment e será negociado na Chicago Board and Option Exchange (Cboe). Há também um segundo ETF que foi aprovado, criado pela 21Shares, que também deve iniciar suas operações na próxima semana.

Por causa da forte procura, o ETF deve estrear com uma forte captação. A expectativa nesse sentido é que o fundo levante até US$ 1 bilhão no dia da estreia.

Concorrência acirrada

A autorização foi dada ao fundo pelo órgão regulador financeiro do país, a ASX Clear, que reuniu quatro gestoras preparadas para atender aos rigorosos requisitos de margem. Como se trata de um ETF que fará custódia dos BTC, a ASX exigiu diversos requisitos de proteção contra eventuais perdas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nesse sentido, o regulador citou riscos de liquidação para a BTC, conhecidos por sua volatilidade aprimorada. A Cosmos enfrentou uma forte concorrência de outras gestoras, como a VanEck e BetaShares, que também enviaram propostas.

De todas as concorrentes, a Cosmos era a única que não tem como foco investidores institucionais. No entanto, a ASX exigia uma margem de segurança de 42% para o emissor do ETF. A Cosmos concordou em fornecer essa margem e, portanto, saiu vencedora.

O principal oficial de risco do regulador – Hamish Treleaven – confirmou que o ASX agora tem “nosso número mínimo de participantes de compensação, e isso significa que somos bons para ir”.

Hamish Treleaven, oficial de risco da ASX, disse que a aprovação será enviada oficialmente na quinta-feira (20). A partir daí, a Cosmos terá um prazo de sete dias para fechar os detalhes e lançar o novo ETF.

Consequentemente, o ETF poderá começar a negociar na Cboe em 27 de abril, data em que se encerra o prazo.

Fundo de fundos

De acordo com o relatório, o Cosmos BTC ETF é um “fundo de fundos”, pois investe em cotas do Purpose Bitcoin ETF. Disponível para negociação em Toronto, Canadá, este foi o primeiro ETF de BTC spot aprovado no mundo.

Portanto, o novo fundo da Cosmos será um ETF spot, mas que investe de forma indireta. Apesar disso, Kurt Grumelt, trader da gestora Zerocap, comemorou a aprovação. Segundo Grumelt, o ETF tem potencial de sinalizar uma mudança no mercado de criptomoedas australiano.

“O evento marca um grande passo para a Austrália e a aceitação, por parte das grandes gestoras, da indústria de criptomoedas como um todo”.

Leia também: Coinbase lança versão beta de sua plataforma de NFTs

Leia também: iFood da China agora vende NFTs de almôndegas

Leia também: Análise: 5 criptomoedas com alto potencial no curto prazo

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.