Primeira votação eleitoral oficial em blockchain pode ocorrer na Virgínia, EUA

A utilização da tecnologia blockchain para votação está se desenvolvendo e ampliando seus horizontes. A startup Agora anunciou sua participação, como observadora, nas eleições em Serra Leoa, abrindo caminho para a inserção da tecnologia nos processos eleitorais tradicionais, que geralmente são controlados pelo Estado e, portanto, sujeitos à manipulação.

Integrando este processo de transformação e ajudando a construir um novo sistema de votação mais confiável, a Virgínia, estado do sudeste dos EUA, está testando um sistema de votação por meio de um aplicativo mobile que utiliza a tecnologia blockchain destinado, ele é destinado aos eleitores militares que tem o direito de votar mas encontram-se ausentes no momento da votação.

Em um comunicado recente, Mac Warner, secretário de estado da Virgínia, disse que o piloto está sendo oferecido aos militares e seus dependentes dos condados de Harrison e Monongalia para a eleição de 8 de maio, a primária ao Senado da Virgínia Ocidental. A intenção é tornar o processo mais seguro e anônimo para os residentes ausentes.

De acordo com o whitepaper do projeto, o suporte tecnológico será fornecido pela Voatz, uma startup de tecnologia de votação que já arrecadou US$2,2 milhões da Medici Ventures, subsidiária da gigante do varejo online Overstock.com.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os sistemas de votação oferecidos aos eleitores militares estrangeiros não garantiam o anonimato, e muitos deles estavam preocupados que suas cédulas enviadas por fax ou por outros meios não pudessem ser recebidas a tempo e portanto não pudessem ser computadas. O novo sistema de votação mobile resolve essas preocupações” disse Warner.

Mais adiante, Warner disse que o plano é estender o esforço para todos os 55 condados do estado durante a eleição geral de 2018, que acontecerá em novembro, caso o piloto obtenha sucesso.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.