Categorias Notícias

Prêmio Nobel da economia diz que apenas tolos confiarão na criptomoeda do Facebook

O ganhador do prêmio Nobel de economia Joseph Eugene Stiglitz postou um artigo criticando o projeto da criptomoeda Libra do Facebook no site MarketWatch.

“Cada moeda é baseada na confiança, mas apenas um tolo confiaria na criptomoeda do Facebook.”

Stiglitz observou também que “em apenas poucos anos, o Facebook ganhou um nível de desconfiança que levou o setor bancário muito mais tempo a alcançar”. Apesar disso, o economista reconheceu que existe um problema no sistema financeiro atual e esse problema é a falta de concorrência nos pagamentos.

Em seguida, ele comentou sobre o modelo de negócios do Facebook e o motivo de ter tantos interessados nesse projeto.

“Pode ser que eles queiram um corte das rendas acumuladas nas plataformas através das quais as transações são processadas. O fato de acreditarem que mais concorrência não reduzirá os lucros para perto de zero atesta a confiança do setor corporativo em sua capacidade de exercer poder de mercado – e em seu poder político para garantir que o governo não intervenha para refrear esses excessos.”

Joseph Eugene Stiglitz ainda disse que, se for este o modelo de negócios da Libra, os governos devem acabar com ele imediatamente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“No mínimo, Libra deveria estar sujeita aos mesmos regulamentos de transparência que se aplicam ao resto do setor financeiro. Mas então não seria uma criptomoeda.”

O ganhador do Nobel finalizou seu artigo criticando mais uma vez o Facebook, dizendo:

“A última coisa de que precisamos é de um novo veículo para nutrir atividades ilícitas e lavar as receitas, o que, com certeza, virá a ocorrer em outra criptomoeda.”

Leia também: Grupos de defesa juntam-se contra a Libra do Facebook em carta ao congresso dos EUA

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.