Em uma carta divulgada em 02 de julho, diversos grupos de defesa apareceram como signatários em um pedido para que o Congresso dos Estados Unidos e os reguladores do país implementem uma moratória oficial sobre o desenvolvimento da Libra, criptomoeda do Facebook.
A carta foi endereçada aos reguladores, legisladores, ao Facebook e aos empregados de sua subsidiária, a Calibra, e pede ao Facebook que espere até que o Congresso e os órgãos reguladores tenham examinado detalhadamente as proposições da rede social a respeito de seu projeto Libra.
“Nos convocamos o Congresso e seus reguladores para implementar uma moratória sob a Libra do Facebook e para [o Facebook] esperar até que as questões levantadas sejam respondidas.”
Em seguida, os signatários da carta fizeram uma série de perguntas divididas em seis categorias, tal como governança, privacidade, enforcamento da lei, proteção ao consumidor e outros. A carta inclui perguntas tal como:
“O plano para Libra faz promessas explícitas e implícitas aos consumidores – como a alegação de que o valor permanecerá estável – mas o que impedirá a Associação Libra de mudar a política para, por exemplo, degradar o valor da Libra ou impor uma micro taxa em cada transação da Libra?
Vale ressaltar que as audiências sobre a Libra estão agendadas para 16 e 17 de julho.
A audiência foi anunciada pela presidente Maxine Waters e será feita com o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos. O Comitê pediu uma moratória no desenvolvimento do Libra desde 18 de junho, dizendo:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Devido ao passado conturbado da empresa, estou solicitando que o Facebook concorde com uma moratória sobre qualquer movimento para o desenvolvimento de uma criptomoeda até que o Congresso e os reguladores tenham a oportunidade de examinar essas questões e tomar providências.”
Leia também: Digital Shadows encontra mais de 100 sites falsos sobre a Libra do Facebook