Tecnologia

Polygon vai implementar atualização Dencun no ZkEVM em abril

A tão aguardada atualização Dencun do Ethereum está programada para chegar à testnet zkEVM da Polygon em abril. Jarrod Watts, Engenheiro de Relações com Desenvolvedores da Polygon Labs, acredita que essa atualização poderá beneficiar significativamente a zkEVM da Polygon e soluções de segunda camada semelhantes.

Ele sugeriu que as propostas apresentadas no EIP-4844 trarão benefícios aos usuários do Ethereum e impactarão positivamente a Polygon e o ecossistema mais amplo da Máquina Virtual Ethereum baseada em conhecimento zero (zkEVM).

A comunidade Ethereum agora começa a avaliar como a implementação de Dencun, implantada na quarta-feira (13), gera uma mudança significativa no ETH e promete revolucionar as soluções de segunda camada e melhorar a eficiência das transações.

O upgrade Dencun promete aprimorar vastamente as soluções de segunda camada que utilizam a tecnologia rollup, como Optimism e Arbitrum. A implementação do EIP-4844 é especialmente importante, introduzindo “blobs” – canais eficientes de armazenamento de dados – para reduzir ainda mais os custos das transações de segunda camada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dencun na Polygon

Embora a Polygon seja compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM), ela opera como uma sidechain, e não como uma solução rollup de segunda camada verdadeira. No entanto, a zkEVM da Polygon aproveita tanto as provas de conhecimento zero (para maior privacidade) quanto os rollups, o que significa que ela pode se beneficiar potencialmente do upgrade Dencun.

Watts, engenheiro envolvido no projeto, observa que cerca de 80% das taxas da zkEVM vêm dos dados de chamada. Ao migrar para o armazenamento de “blob” mais eficiente após o Dencun, a zkEVM da Polygon espera reduzir drasticamente essas taxas.

Com o upgrade Dencun se aproximando, a Polygon zkEVM planeja integrar as propostas do EIP-4844, com testes programados para começar na testnet em abril. A atualização trará essas mudanças para o mainnet aproximadamente um mês depois.

Além desses esforços de escalabilidade, a Polygon também está trabalhando na Polygon 2.0. Uma parte fundamental desta atualização será a conversão de seu token nativo atual, MATIC, para POL, unificando todo o ecossistema da Polygon e servindo como meio de troca e governança.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.