Categorias Notícias

Plataforma brasileira traz a tecnologia blockchain para o setor de seguros

Uma das grandes promessas de atuação da tecnologia blockchain é no setor de seguros. Uma startup brasileira já está atuando em busca de fornecer economia de valores, uma melhor experiência pessoal ao usuário e facilidade na contratação de instrumentos de proteção pessoal. Trata-se da 88 Insurtech (ou 88i).

Seguros e blockchain via celular

A 88i foi fundada por Rodrigo Ventura, investidor-anjo e profissional que atua há 20 anos com desenvolvimento de negócios, startups, fusões e aquisições na América Latina e na Ásia. Nessas duas décadas, Ventura percorreu diversos segmentos: bancos, seguradoras, telecomunicações e tecnologia blockchain.

E foi justamente com a união entre o setor de seguros e a tecnologia blockchain que surgiu a ideia da 88i.

“Meu trabalho com inovação em seguros me fez testar e validar essa ideia de seguros em blockchain em um hackathon no Startup Weekend Blockchain Techstars. Fui o vencedor do evento e, após isso, minha cabeça se abriu: ‘é isso que eu vou fazer da vida'”, afirmou Ventura.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com o CEO, a plataforma da 88i permite a contratação de seguros de proteção de forma rápida e mais barata do que o mercado tradicional. Atualmente, ela trabalha apenas com a proteção contra roubo, furto e danos em aparelhos celulares, mas já existem planos para que novos produtos sejam adicionados.

Sobre os diferenciais da empresa em relação ao mercado tradicional de seguros, Ventura destaca três diferenciais:  a transparência do uso da blockchain, o foco no cliente e o preço. Sobre a transparência, ele afirma que “todos os contratos são públicos e podem ser consultados. O usuário pode consultar dados sobre quantidade de contratos da empresa, número de sinistros e dados de solvência, para citar alguns dados que geralmente não estão disponíveis no mercado tradicional”.

“Outro diferencial nosso é o foco no cliente, uma vez que as seguradoras tradicionais têm um foco maior nos canais de distribuição. Pensamos na experiência do usuário e procuramos levar o que é mais conveniente para o nosso potencial cliente, além de trazer uma grande mudança na experiência de contratar um seguro online, economizando tempo e processos burocráticos com a conveniência da contratação via celular”, falou Ventura.

Quanto ao preço, o destaque vai para as altas margens de desconto dos seguros, as quais podem chegar até 30% em relação ao valor tradicional de um seguro.

“Isso acontece porque nós reduzimos as ineficiências do meio do caminho, como a forma de distribuição, custos de comissão e redução de custos proveniente do modelo de startup e do uso da tecnologia blockchain para redução de conflitos de interesses, por meio de contratos inteligentes. Também acabamos com a arbitragem, que são os atrasos excessivos nos reembolsos que ocorrem em caso de ocorrência de sinistros”, frisou.

“É um modelo melhor que seguro. É proteção. Seguros dizem respeitos ao mercado tradicional e regulado. Proteção em blockchain refere-se a um ambiente que ainda não possui regulação, mas que se provou um meio mais seguro, transparente e muito mais barato.”

Contratação

Todo o processo de contratação dos serviços da 88i é feito através do site da empresa. Para fazer o contato é simples: basta o cliente deixar nome, WhatsApp e email para contato. Ventura explicou que, no momento, a contratação está sendo feita apenas por convite. Após o processo, a pessoa recebe um email de retorno.

Dentro do email enviado pela empresa contém um link, no qual o usuário realiza o download do aplicativo da 88i.

“O aplicativo realiza a captura dos dados do smartphone, como IMEI, nome do fabricante, modelo do aparelho. Após o usuário confirmar o número de telefone, ele pode escolher as coberturas: roubo, furto qualificado, quebra de visor ou danos provocados por líquidos” explica o CEO.

Após o processo, o cliente é direcionado para a tela de pagamento. No início o pagamento está sendo processado com cartão de crédito, mas já existem planos para adicionar o pagamento com criptomoedas.

“Utilizamos a Coipayments como gateway de pagamento e lá já temos cerca de 25 moedas. Também temos parceria com a Braziliex, exchange brasileira que possui a maior variedade de criptomoedas, que utilizaremos como um meio de pagamento. Por fim, temos parceria com a CryptoMarket, a qual nos permitirá expandir as operações para outros países da América Latina, como Argentina e Chile.”

Reconhecimento e premiações

O reconhecimento do potencial da empresa veio pelas mãos de grandes órgãos internacionais. Por sua inovação no mercado de proteção, a 88 Insurtech foi escolhida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como uma “startup de blockchain com capacidade de trazer impacto social em escala global“.

“O reconhecimento nos foi dado porque temos a capacidade de reduzir o custo de seguros e realizar descontos progressivos até o ponto de entregarmos seguros de graça, além de conseguirmos gerar renda para as pessoas. Além disso, trabalhamos com inteligência coletiva, focada em pessoas que vivem em zonas de risco (como países em guerra ou em locais com riscos de epidemias de doenças). Essa combinação entre inteligência e proteção caracteriza o tipo de impacto social que queremos ter”, finalizou.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.