Categorias Notícias

PL 2303/15 recebe substitutivo que aumenta penas para crimes com criptomoedas

O Projeto de Lei (PL) 2303/15, do deputado Aureo Ribeiro (SD/RJ), recebeu um substitutivo que modifica as penas para lavagem de dinheiro com criptomoedas. De acordo com a nova regra, as penas podem variar entre quatro e 16 anos de prisão.

Como resultado, a pena para esses crimes aumentaria em até dois terços. Atualmente, a pena para lavagem de dinheiro é de três a dez anos de reclusão e multa.

“Esta é uma matéria que interessa a vários brasileiros envolvidos hoje em investimentos. Temos muitos presos por crimes que vêm das questões das moedas virtuais e do comércio com esta nova tecnologia”, observou o relator.

Penas brandas para crimes de pirâmide

A aprovação do parecer foi comemorada pelo Autor do projeto. Para Ribeiro, a punição vai contribuir para aumentar o combate a crimes como pirâmides financeiras.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“No meu estado, mais de 300 mil pessoas foram lesadas por uma pirâmide financeira feita com criptomoeda. Com a falta de regulamentação, as pessoas não têm a quem recorrer. Fica um mercado no escuro”, ressaltou.

Ribeiro é do Rio de Janeiro, estado que tem sofrido com golpes financeiros, sobretudo na região da cidade de Cabo Frio. O lugar passou a ser conhecido como “Novo Egito” por causa da enorme quantidade de supostas pirâmides que operam por lá.

Congresso busca aumentar pena para crimes

Da mesma maneira que lavagem de dinheiro, o PL também tipifica o crime de pirâmide financeiro. No entanto, a pena sugerida é de detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, trata-se de uma punição muito menor do que lavagem de dinheiro.

A pena branda não é estipulada pelo projeto em si, mas sim pela tipificação de pirâmides financeiras no Código Penal brasileiro. Atualmente, pirâmides são enquadradas como crimes contra a economia popular, que prevê uma punição muito baixa.

Porém, o cenário pode mudar caso o Projeto de Lei 744/21 seja aprovado. Criado pelo deputado Celso Russomano (Republicanos-SP), o projeto cria duas categorias de pirâmides, cujas penas variam conforme a repercussão do caso.

Para crimes com atuação limitada a uma localidade, a pena será de dois a cinco anos de reclusão. Mas se o caso tiver repercussão interestadual, nacional, ou for disseminado pela Internet, a pena aumenta para quatro a oito anos de reclusão.

O PL 744/21 segue em tramitação na Câmara dos Deputados e, portanto, seguirá o mesmo rito do PL 2303/15. Se for aprovado, passará por apreciação no Senado e, posteriormente, para a sanção presidencial.

Leia também: Neopets lança primeira coleção de NFTs

Leia também: Mais um banco dos EUA cria serviço de custódia de Bitcoin

Leia também: Bitcoin chega aos US$ 51 mil e mercado de criptomoedas apresenta queda

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.