Notícias

Pesquisa revela que executivos planejam comprometer recursos para aplicar em blockchain

A Fundação de Pesquisa de Executivos Financeiros (FERF) divulgou um relatório feito em parceria com uma das empresas ‘Big Four’ de consultoria e contabilidade, a Deloitte, sobre como a tecnologia blockchain está sendo empregada em aplicações financeiras, conforme relatou a Accounting Today em 9 de maio.

O relatório, intitulado “Blockchain for Financial Leaders: Oportunity vs. Reality”, analisa como a tecnologia poderia afetar relatórios financeiros, pessoais e outras áreas essenciais para os executivos. Pesquisadores entrevistaram um grupo de executivos financeiros, 30% deles disseram que “planejam comprometer recursos para o uso da tecnologia blockchain no próximo ano e meio, embora ainda não saibam qual o potencial da tecnologia”.

Dentre as perguntas feitas na pesquisa, foi questionado se uma mudança significativa no preço do Bitcoin ou qualquer notícia negativa associada à criptomoeda líder do mercado os desencorajaria de explorar a blockchain no campo financeiro. 64% dos entrevistados disseram que não seriam dissuadidos.

O relatório prevê que os princípios fundamentais de contabilidade e auditoria, como estratégias de pessoal e treinamento, precisarão ser adaptados ou completamente alterados para que possam integrar a tecnologia blockchain. De acordo com as respostas, apenas um terço dos participantes da pesquisa afirmaram que estavam prontos para lidar com essas mudanças.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

67% dos entrevistados disseram que suas organizações não têm a capacidade de treinar ou contratar especialistas com as habilidades necessárias para implementar tecnologia de contabilidade distribuída, enquanto 33% disseram que estão prontos.

Andrej Suskavcevic, presidente e CEO da FERF e da Financial Executives International (FEI), conversou sobre os resultados do relatório e as oportunidades trazidas pela tecnologia blockchain.

“Blockchain é uma tecnologia poderosa, que apresenta inúmeras áreas de oportunidade no setor financeiro. Este relatório fornece uma base para ajudar os profissionais do setor financeiro a entender onde estamos em termos de verificação, adaptação e adoção da tecnologia. Também os incentiva a começar a pensar em como a tecnologia de contabilidade aberta e sua verificação em tempo real e recursos transacionais podem ajudá-los a se destacar em suas funções.”

De acordo com o relatório, os participantes da pesquisa prevêem o uso da blockchain para expandir as capacidades analíticas e criar relatórios financeiros avançados. Jon Raphael, sócio-gerente nacional de inovação em auditoria e prestação de serviços ao cliente na Deloitte & Touche LLP, disse:

“Ela (blockchain) pode um dia ser vista como um ponto de inflexão nos processos de contabilidade e relatórios. O potencial da tecnologia é amplo. No entanto, o que a pesquisa indica é que os executivos financeiros estão abordando essa oportunidade de maneira apropriada. Ainda existem algumas lacunas na conexão de sistemas tradicionais com os sistemas mais recentes, alavancando o blockchain. Existe a questão de formar pessoal com o talento apropriado.”

A Deloitte é mais uma das chamadas “Big Four” do setor de auditoria e consultoria a embarcar em pesquisas sobre a tecnologia blockchain. Recentemente, a PricewaterhouseCoopers (PwC) anunciou passos importantes rumo ao estudo e adoção da tecnologia. Primeiro, criou um serviço de auditoria para empresas que utilizam e trabalham com blockchain. E, mais recentemente, anunciou a aquisição de parte da empresa VeChain, especializada em criptoativos e Internet das Coisas (IoT), com o objetivo de utilizá-la para auxiliar o processo de auditoria de grandes empresas.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.