Pesquisa mostra que número de fundos de investimento focados em criptoativos cresceu em 2018

 

Em meio à crise do mercado de criptoativos em 2018, o lançamento de novos fundos de de risco focados em criptoativos (crypto-venture) superou pela primeira vez o de novos fundos de hedge, de acordo com um relatório do portal de notícias Bloomberg, em 30 de janeiro.

A Bloomberg cita dados da casa de pesquisas especializada em criptoativos Crypto Fund Research, os quais indicam que 124 novos fundos de crypto-venture – que normalmente fornecem capital à uma empresa em troca de uma participação acionária – foram lançados em 2018, em comparação com 114 novos fundos de hedge voltados para investimentos.

Em 2017, por outro lado, os novos fundos de hedge superaram os fundos de venture em 47: 136 fundos de hedge, em comparação com 85 fundos de capital de risco. Em 2016, foram lançados 36 fundos de hedge, em comparação com 16 projetos de risco.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Bloomberg entrevistou vários players da indústria que atribuíram a mudança à fraqueza do mercado de ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês) – o mercado foi atingido no ano passado tanto pela queda nos preços dos criptoativos quanto pela repressão regulatória de muitos países, cujas conseqüências finais continuam sendo vistas e sentidas.

Com tantos investidores incendiados pelo difícil ambiente comercial, o momento é oportuno para investimentos de capital de risco, como argumentou Jeff Dorman, sócio e gerente de portfólio da Arca, empresa sediada em Los Angeles.

“Haverá muitas oportunidades em compras de capital de risco e até mesmo em investimentos mais ativos. Muitas vezes é possível comprar até o valor em dinheiro da empresa mais abaixo do que o valor.”

Kyle Samani, sócio-gerente da Multicoin Capital Management, em Austin, Texas – que historicamente tem buscado tanto uma estratégia de risco quanto investimentos simbólicos – observou que:

“O mercado migrou silenciosamente de fundos de hedge para fundos de capital de risco, à medida que suas carteiras de liquidez encolheram, fazendo com que uma porcentagem muito alta de AUM [ativos sob gestão] fosse ilíquida.”

Outro aspecto dessa mudança é a crescente popularidade dos SAFTs (Simple Agreements for Future Tokens), que permitem que os fundos comprem tokens ainda a serem emitidos a preços reduzidos – que podem chegar a até 80% de desconto.

Paul Veradittakit, da Pantera Capital Management, disse à Bloomberg que o próprio fundo de investimentos da Pantera “está se tornando muito mais parecido com um fundo de risco”, e que os SAFTs em particular são uma “estratégia de risco muito útil”.

Leia também: Pesquisa afirma que 58% dos investidores norte-americanos comprariam Bitcoin via ETF

 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.