Categorias Notícias

Pesquisa aponta que o Bitcoin deve superar Visa, Mastercard e PayPal em 10 anos

Uma pesquisa realizada pela startup DataLight destacou que o Bitcoin deve ser o principal método de pagamento global e deve superar, em 10 anos, os principais provedores mundiais de pagamentos como Visa, Mastercard e PayPal.

Segundo os pesquisadores, isso será possível se a atual taxa de crescimento da rede do Bitcoin continuar nos próximos anos.

“Em apenas 10 anos, o Bitcoin conseguiu competir com os líderes da indústria de sistemas de pagamentos. O desenvolvimento do Bitcoin está ocorrendo exponencialmente. Se mantiver esse ritmo, em mais 10 anos, ultrapassará toda a concorrência”, diz o relatório.

Embora as configurações das redes sejam totalmente diferentes e não seja possível comparar “nó” com “data center”, os pesquisadores baseiam-se nos atuais números da rede e destacam que, o Bitcoin tem, por exemplo, cerca de 10 mil nós ativos, em comparação com os 119 data centers da Visa, 98 da MasterCard e 51 do PayPal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, o Bitcoin, mesmo com 10 mil nós e pentahash de capacidade de processamento, só pode lidar atualmente com cerca de sete transações por segundo (sem contar a Lightning Network e outras soluções de segunda camada). Em comparação, a Visa pode lidar atualmente com 65 mil transações por segundo. Mas, para os pesquisadores, isso não é problema, tendo em vista que os próximos 10 anos podem trazer soluções de escalabilidade para as transações que possibilitará a superação dos números atuais, principalmente com o desenvolvimento da LN.

Existem atualmente cerca de 25 milhões de carteiras de Bitcoin, enquanto o número de cartões de crédito e débito Visa e MasterCard em circulação atingiu 5,3 bilhões, observa o relatório. Para DataLight, no entanto, esses são sinais de um trabalho em andamento. Num futuro próximo, os avanços tornarão o Bitcoin uma proposta atraente para os consumidores tradicionais, tirando-o de seu ambiente de nicho técnico, de acordo com o relatório.

“No momento, o sistema de pagamento do Bitcoin é muito superior aos pagamentos internacionais convencionais e transferências eletrônicas. A melhoria técnica da rede do Bitcoin é quase certa para torná-lo o principal sistema de pagamento do mundo. É por isso que a tendência de queda de 2018 ainda será repetida antes do crescimento exponencial e de novas altas de todos os tempos”, finaliza.

Leia também: Novo cartão Visa permitirá que cidadãos de 19 países da Europa utilizem criptomoedas

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.